banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parceria entre PTI e Prefeitura prevê construção do Mercado Municipal
  Data/Hora: 6.jul.2017 - 6h 51 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

O plano de ações conjunto das duas instituições prevê ainda a modernização da informática e uma série de ações que serão detalhadas

 

Da assessoria - A modernização do sistema de informática da administração municipal e a implantação do Mercado Municipal fazem parte do plano de ações conjunto do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Prefeitura de Foz do Iguaçu visando a transformação da cidade. No segundo encontro da agenda permanente entre as duas instituições, que aconteceu nessa terça-feira, 04, ficou definida a assinatura de um protocolo de intenções, nos próximos dias, para desenvolver essas e uma série de outras iniciativas em parceria.

 

Desde junho, PTI e Prefeitura definiram reuniões mensais para tratar temas em comum, em uma espécie de “força-tarefa”. No primeiro encontro foram formados grupos de trabalho, que durante todo o mês discutiram temas como tecnologia, saúde, educação e saneamento. Nessa terça-feira, foram apresentados os resultados e feitos encaminhamentos para as propostas.

 

 

Em relação à implantação do Mercado Municipal, por exemplo, já existe um projeto pronto, feito pela Itaipu e o PTI, para o espaço da antiga Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que deve ter andamento.

 

Em junho, a Prefeitura apresentou ao Parque a necessidade de armazenar os dados no Data Center do PTI, que tem capacidade elétrica de 500 kva, é preparado para armazenamento em nuvem e possui segurança cibernética. A proposta do Parque é transformar os sistemas da administração municipal em software livre. O projeto-piloto envolve a capacitação dos servidores e o armazenamento dos dados no Data Center.

 

Outro tema que também está sendo tratado entre o PTI e a Prefeitura é a revisão do Plano Municipal de Saneamento, que vai auxiliar a administração a captar recursos do governo federal ou financiamentos necessários para drenagem. O PTI já apoiou 11 municípios da região na revisão desse plano, que é está prevista na Política Nacional de Saneamento Básico.

 

PTI e Prefeitura também trabalham juntos em temas como capacitação dos servidores em gerenciamento de projetos, sistemas de geoprocessamento, educação, saúde e cultura. A parceria entre as instituições será oficializada por um protocolo de intenções que será assinado nos próximos dias e as ações de cada temática serão viabilizadas por meio de acordos de cooperação específicos.

 

O diretor técnico do PTI, Claudio Issamy Osako, avalia que a agenda permanente está sendo positiva. “Dentro das demandas que a prefeitura trouxe para trabalhar conosco, de suporte tecnológico, de conhecimento e de infraestrutura, nós temos conseguido atender 100%”, afirma. Ele afirma que esse trabalho conjunto auxilia o o cumprimento da própria missão do próprio PTI, de promover o desenvolvimento da região Oeste do Estado. Isso porque a administração municipal representa os interesses do município e tem o conhecimento sobre os gargalos e as necessidades da população.

 

“Nós temos responsabilidade com 54 municípios e temos atuado com diversos projetos, mostrando que estamos fora da barreira há muito tempo. No município de Foz não tínhamos uma atuação muito contundente, porque tentamos uma conversa com uma gestão anterior, mas não foi possível”, ressalta Osako.

 

Para o vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato, a parceria com o PTI é muito importante para que a cidade consiga atingir suas metas, especialmente nas áreas de tecnologia, desenvolvimento e em projetos como o mercado municipal. “É fundamental que consigamos que essa parceria dure muito tempo. Ela já está sendo desenvolvida em várias áreas específicas e agora estamos ampliando essa atuação”, diz.

 

Dos projetos que vêm sendo discutidos conjuntamente, Bobato afirma que todos são prioritários, mas destaca que “talvez imprescindível seja a utilização do Data Center e aquisição dessa expertise que o PTI tem na área de informática pelo município, e também a implantação do mercado municipal”.

Foz do Iguaçu, 05 de julho de 2017.

 

Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante