banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Semana Casimiro: em concurso de desenho e de quadrinhos, estudantes são convidados a refletir sobre astronomia
  Data/Hora: 18.jul.2017 - 16h 33 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Um concurso de desenhos e de histórias em quadrinhos promove a busca de conhecimentos sobre astronomia, despertando o interesse de crianças e adolescentes na temática. As atividades integram a Semana Casimiro Montenegro Filho, promovida pelo Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Da assessoria - Podem participar escolas da rede estadual pública ligadas ao Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. O concurso de desenho é voltado para alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e o concurso de histórias em quadrinhos para estudantes do ensino médio (1º ao 3º ano). Os trabalhos devem ter a astronomia como tema central ou fazer alusão à Casimiro Montenegro Filho, aeronauta e professor cuja visão ampla e empreendedora impulsionou o incentivo à educação voltada para as ciências no Brasil. No concurso de literatura, os trabalhos devem abordar obrigatoriamente os dois temas.

 

As inscrições para a oitava edição do evento seguem até o dia 31 de agosto. A premiação será realizada no dia 23 de outubro, no PTI, com palestra do youtuber Schwarza, do canal Poligonautas. Ele tem mais de 500 mil seguidores e seus vídeos possuem mais de 65 milhões de visualizações. No PTI, o professor falará sobre os benefícios da exploração espacial no dia a dia.

 

O vencedor do concurso de desenhos receberá um binóculos e o segundo colocado recebe um kit de astronomia. Já o vencedor do concurso de quadrinhos receberá um telescópio refrator e o 2º lugar receberá um kit de astronomia. Os professores também serão premiados. Os trabalhos são individuais e não há limite de inscrição por escola. Os regulamentos e fichas de inscrições estão disponíveis em www.pti.org.br/semanacasimiro

 

“A semana contribui com a divulgação científica e a compreensão sobre o contexto tecnológico no Brasil. Para desenvolver os desenhos e quadrinhos, os alunos precisam estudar os temas propostos e ainda entender o que é a comunicação por meio da arte e da literatura. E expressar uma ideia por meio destes instrumentos comprova que o aluno de fato assimilou o conhecimento”, avalia o coordenador do Polo Astronômico, Janer Vilaça.

 

Professor de qualquer disciplina pode motivar os alunos a participarem. “Avaliar arte é algo difícil, por isso temos um cuidado muito grande, com pessoas capacitadas e que seguem os princípios do Polo de construir conhecimentos e contribuir com o fortalecimento de uma cultura científica na região”, destacou Janer.

 

Rede municipal de Foz do Iguaçu

Neste ano, uma novidade foi a inclusão da categoria “desenho” para alunos da rede pública municipal de Foz do Iguaçu. Professores do 1º ao 5º ano (fundamental I) também tem até o dia 31 de agosto para fazer a inscrição de seus alunos. A premiação será no dia 24 de outubro, no PTI. As turmas dos estudantes premiados serão convidadas a participar de uma oficina de confecção e lançamento de foguetes.

 

Polo Astronômico

O Polo Astronômico do PTI caracteriza-se como um centro de ciências com foco na astronomia. Suas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Possui um planetário, observatório e estruturas externas que permitem a interação dos visitantes em atividades de ensino. Na área educacional, atua na formação de professores e alunos, promovendo a melhoria da qualidade de ensino e contribuindo com a construção de uma cultura científica regional, por meio de atividades de divulgação científica.

 

Foz do Iguaçu, 18 de julho de 2017.

 

Parque Tecnológico Itaipu

www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil | www.twitter.com/pti_brasil | www.instagram.com/ptibrasil

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Bassani