banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
HOJE, DUAS MULHERES EM GRANDE DESTAQUE, NO OMISSO, DESINTERESSADO E DESATUALIZADO SUPREMO
  Data/Hora: 20.set.2017 - 8h 59 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

HELIO FERNANDES

Fonte: TRIBUNA DA IMPRENSA  

Pela primeira vez na Historia da Republica, o tribunal se reunirá presidido por uma mulher, (Carmen Lucia) e tendo como PGR, outra mulher (Raquel Dodge). Esta com importância, mas subjetiva, tem poder de iniciar processos, mas não de concluí-los. A Procuradoria tem relevância extraordinária,  mas  a nova titular representa uma incógnita, talvez duvida, certamente incerteza.

 

É a  primeira participação, é preciso esperar sua verdadeira atuação. E avaliar até que ponto sua extravagante e esdrúxula relação com o corrupto presidente Temer, comprometeu seu passado e sua credencial.

 

Carmen Lucia está completando 1 ano presidindo o Supremo. Assumiu um tribunal decrépito, desacreditado, a palavra certa seria, desmoralizado. Dominado pelo individualismo, quase que totalmente voltado para o exibicionismo, abandonou a profundidade das questões, se refugiou no primarismo do revanchismo e do personalismo. A hostilidade é visível voto a voto, ha muito tempo não se ouve o clássico e exemplar pedido de desculpas por discordar, expresso no lendário "data vênia".

 

Com a atual composição, o Supremo não tem salvação. Mas a mediocridade ambiente e pessoal é ainda mais comprometida pela velhice do Regimento Interno, que exige completa, total e absoluta reforma. Nesta analise não pretendo lembrar atuações pessoais degradantes e deprimentes do ponto de vista da magistratura.

 

 Mas os Ministros não podem continuar impunes e imunes, mesmo desrespeitando a Constituição, como está acontecendo com falta total de constrangimento. Não podem insistir no audacioso trajeto de sentenças, que parecem mais acordo pecaminoso entre magistrados(?) e REUS. A punição não abala nem compromete a convicção do juiz independente. Mas restabelece a dignidade, a moralidade, a credibilidade do tribunal. No momento, rigorosamente inexistente.

 

UM NOVO REGIMENTO, PODE  SIGNIFICAR UM NOVO SUPREMO

 

Dos Três Poderes, o mais prestigiado, respeitado e até admirado, foi sempre o Supremo. Excluídos os 8 anos da vassalagem e subserviência á ditadura do Estado Novo, (1937 a 1945, Câmara e Senado fechados, o Supremo mantido aberto para validar até mesmo a criminosa extradição da mulher de Prestes, enviada á Alemanha para ser morta na câmara de gás) jamais se imaginou que chegasse ao ponto a que chegou.

 

 

È tanto desprestígio, que a comunidade não perde tempo em condenar e até rebaixar o mais alto tribunal do país. A reforma pode começar por muitos pontos, comecemos então pelo ultrapassado "pedido de vista, sem prazo". Já teve até sentido, ha 40, 30, digamos 10 anos. O ministro não votava, pedia "vista". O processo custava a chegar a ele.

 

Precisava estudar. Houve caso de um ministro que ficou 14 meses com um processo já decidido, ninguém lhe cobrou a devolução. Agora com a tecnologia, até a expressão "pedir vista", caducou. Devia existir prazo para a devolução, aceitemos entre 5 e 10 dias. A ordem de votação também devia ser modificada, iniciando dos mais antigos para os mais modernos, só o presidente votaria por ultimo.

 

Como está o mais novato controla e determina o que tem que ser ou pode ser votado. Exemplo: o foro privilegiado, já poderia ter sido eliminado ou regulamentado. Mas o novato ficou com o processo, está ha meses e só devolverá quando não ameaçar mais o presidente que o nomeou. Indignidade e imoralidade.

 

O tempo de duração dos discursos também precisa de regulamentação. Não raramente ministros falam 1 hora, ás vezes se aproximam do dobro. Quase sempre, aulas brilhantes, mas o cidadão quer sentença e não aula.10 ou  15 minutos seriam o suficiente,até mesmo para o relator. Com a Internet, os ministros acompanham o orador, já estão com a cópia.

 

PS- Os ministros estão fartos de saber que a omissão, é o inicio e o prolongamento da indecisão. E nos últimos tempos, o Supremo foge de toda e qualquer sentença. Não percebem nada?

 

PS2- A reforma técnica é imprescindível. Mas a condenação da imoralidade é o roteiro irrefutável e irrevogável para a reconquista do prestigio e da respeitabilidade.

 

PS3- Tudo começou quando o corrupto Daniel Dantas, preso na primeira instancia, profetizou: "Tenho medo da primeira instancia, LÀ EM CIMA eu resolvo". Não foi  intimado a explicar, foi solto por um ministro, preso novamente, libertado outra vez pelo mesmo ministro.

 

PS4- Esse ministro também não precisou se explicar repetiu a mesma prevaricação varias vezes. Sempre libertando ricos. Geddel tem esperanças. Com os 51 milhões nas malas, tem cacife para ser libertado.

 

PS5- Marquem bem esse nome: Rachel Dodge Procuradora Geral da RepúblicaEla assumiu no lugar de Rodrigo Janot. O Brasil já teve muitos procuradores, mas igual a essa doutora, jamais, outro esteve tão perto da tamanha e inusitada balburdia, e impressionante, PEDIDO, para que um processo que trata da investigação do presidente de passagem Michel Temer, voltasse para suas mãos.

 

PS6- Ocorre que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na terça-feira (ontem) o pedido da defesa do presidente Michel Temer o pedido de devolver para a Procuradoria Geral da República a denúncia de obstrução de Justiça e organização criminosa apresentada pelo então procurador-geral Rodrigo Janot. A defesa do presidente havia alegado que "quase todos os crimes" relatados por Janot  ocorreram antes de Michel Temer ter assumido a Presidência, o que inviabilizaria a denúncia. A Constituição proíbe que um mandatário seja julgado por crimes anteriores ao mandato. Dessa forma, a denúncia deve ser encaminha ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para dar o andamento do pedido.

 

PS7- Não fosse isso assumiria sem problemas, mas já arrumou um dos maiores, e a sociedade reprovou seu ato. Se realizassem uma pesquisa para saber como foi sua estréia na Procuradoria Geral dona Dodge (não confunda o carrão dos anos "70") teria aceitação “zero”. Menos que Temer.

 

PS8- Agora como confiar nessa doutora, que ocupa um dos mais representativos e importantes cargos nessa República, falida, combalida e corrupta.

 

PS9- Senão vejamos: Pesquisa da Confederação Nacional de Transportes – CNT realizada há pouco traz números assustadores. A maior parte (46,7%) dos participantes da pesquisa avalia que o presidente Michel Temer não é respeitado; 35,6% consideram que o presidente Michel Temer é pouco respeitado. Para 11,4%, ele é moderadamente respeitado e 2,4% dizem que Michel Temer é muito respeitado. Com esses números, esse repórter repete sua festejada frase: “que República”.

 

PS10- O ministro da Suprema Corte Edson Fachin, negou (obviamente que iria negar), mas negou e Michel Temer agora está no retrovisor de muitos juristas que apostavam na sua superação (seria esse o termo?), e chegaria ao final do Mandato em 2018.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018