banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Estudantes da região conhecem práticas de produção e consumo de alimentos saudáveis
  Data/Hora: 17.out.2017 - 16h 39 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), por intermédio do corpo técnico associado, desenvolve um trabalho voltado à alimentação saudável e boas práticas de cultivo. Em outubro ações foram executadas em Altônia, Matelândia e Terra Roxa. Estudantes e a comunidade são levados a conhecer o trabalho que é desenvolvido no meio rural, com disponibilização de produtos para feiras, merenda escolar e outros meios de comercialização.

 

Em Matelândia são três dias de evento no Parque Farroupilha, junto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (16) e, até esta quarta-feira (18), aproximadamente 1500 estudantes de todas as escolas devem passar pelo local para participar da oficina sobre alimentação saudável, conforme o técnico agropecuário, Darí Vargas.

 

A atividade coletiva é planejada conjuntamente com a Administração Municipal, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Secretaria da Educação e Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Câmara de Vereadores.  “O objetivo foi abordar uma maneira diferente de tratar o solo para garantir saúde às plantas e, de forma sustentável e inteligente atingir a segurança alimentar”, observa Vargas.

 

Manejos agroecológicos

Em Terra Roxa, a Biolabore trabalha a alimentação saudável com alunos de 5º e 6º anos. Conforme a engenheira agrônoma, Wuldicleia Jacomo, os estudantes foram levados até a feira do município para conhecerem como é feita a manipulação dos produtos que são consumidos nas escolas, disponibilizados na merenda escolar. Dentre os assuntos estão, a utilização de defensivos para combater pragas nas lavouras, e outros manejos.

 

O técnico de campo em agroecologia para fortalecimento da agricultura familiar, Thiago De Lai, participa de outro trabalho no município de Altônia, realizado em parceria pela Biolabore, Itaipu Binacional, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colégio Estadual Malba Tahan, através do projeto de extensão ‘Mãos na Terra’, que trabalha ecologia, cidadania e sustentabilidade ambiental.

 

Teoria e prática

Se envolvem nas ações as turmas de 1º anos do colégio para o aporte técnico e de conscientização.  As atividades contemplam teoria e prática. Dentro da escola está sendo feita uma horta agroecológica com abordagem à alimentação e hábitos saudáveis, conforme Thiago De Lai.

 

O trabalho em parceria visa expandir as atividades do projeto para outras entidades, por exemplo, que recebem produtos provenientes da agricultura familiar

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Exposição
Bassani
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios