banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
I Mostra de Ciências do Colégio Ativa
  Data/Hora: 7.nov.2017 - 21h 45 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Um público estimado em cerca de 3.000 pessoas da comunidade escolar do município esteve visitando hoje (07) a I Mostra de Ciências do Colégio Ativa.

 

Pelo o que pudemos observar no olhar atento e alegre dos visitantes, na sua grande maioria jovens adolescentes – o quão é importantes eventos desta natureza não só para o ensino-aprendizagem, como também para a compreensão dos conceitos científicos.

 

No ponto de vista da Coordenação, a melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos em outros colégios ou instituições nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos.

 

“Eu sempre digo que devemos fazer seja certo ou errado, isto quer dizer que se for certo ótimo, nota 10, se for errado aprendemos a não mais errar, portanto devemos sempre ser ousados, pois, a palavra experimentação na ciência já diz tudo”, explica a  professora Rosane Rauber, que ao lado do professor Jonas Recalcati, foram os coordenadores desta Mostra de Ciências.

 

“Quantos experimentos foram feitos sem êxito até que se chegasse à cura de uma determinada doença ou a descoberta de um determinado medicamento ou equipamento”, questiona.

 

Lembra Rosane que para realizar um experimento deve-se ter a mesma responsabilidade que um profissional da área científica, ou seja: organizar, observar, pesquisar, adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética, experimentar e validar resultados das fases do experimento, garantindo total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa e finalizando com uma boa apresentação da conclusão do experimento.

 

Para a Diretora Sônia Gava Martinello, o sucesso desta Mostra é fruto do envolvimento de toda a equipe. “Houve uma união de esforços de todos os setores que foi deste a Direção, Coordenação Pedagógica, Equipe de Professores, Setor Administrativo, somando-se ao entusiasmo e o dinamismo dos nossos alunos”, pondera Sônia.

 

Durante a visitação, os visitantes puderam fazer um circuito recheado de informações, onde os apresentadores de cada setor se esforçavam ao máximo para deixar uma boa impressão, falando com propriedade sobre o tema abordado.

 

Os alunos do 6º ano apresentaram a Sala Universo. Numa sala com pouca luminosidade, os visitantes se deparavam com astros do Sistema Solar e instrumentos para exploração e estudo do universo, com um espaço especial a Água nossa de cada dia – exposição de atitudes para economizá-la.

 

Os alunos do 7º Ano apresentaram Os Cinco Reinos de Seres Vivos com demonstração dos representantes de bactérias, protozoários, fungos, animais e vegetais.

 

A turma do 8º Ano teve a incumbência de apresentar o Fascinante Corpo Humano da célula aos sistemas que integram o nosso corpo.

 

Os alunos do 9º Ano apresentaram a Tabela Periódica Interativa – a aplicação dos principais elementos químicos no cotidiano.

 

Os alunos do Ensino Médio montaram um espaço especial reservado ao Concurso de fotografias com o tema: “Ser um ser vivo”, onde o visitante além de desfrutar de belíssimas imagens, tinha a incumbência de votar na foto de sua preferência. O resultado e a premiação para os primeiros lugares serão conhecidos nesta quinta-feira, dia 09.

 

Depois de visitar uma Mostra como essa, seria importante uma segunda visita para verificarmos a opinião dos professores das escolas visitantes sobre os resultados obtidos pelos seus alunos com relação à compreensão dos conteúdos. Os dados obtidos poderão ser usados para o aperfeiçoamento de uma próxima.

 

“Fico feliz em ver os alunos da Escola Pública visitando essa Mostra e conhecendo toda essa estrutura que o Colégio Ativa tem. Vejo que a grande maioria encarou essa Mostra como um local de aprendizagem efetiva e não apenas como um espaço de entretenimento” me dizia a Professora Claudete Cassol no momento em que fazia a visita com os seus alunos do Colégio Nestor.

 

Na próxima quinta-feira, vamos acompanhar a premiação do Concurso de fotografia do Ensino Médio e voltamos novamente a este assunto, abordando mais especificamente cada tema apresentado. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Bassani