banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Laboratórios da UNILA atendem a demandas de investigações científicas e tecnológicas da região
  Data/Hora: 8.nov.2017 - 12h 40 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Pesquisadores da comunidade acadêmica da UNILA e de outras instituições de ensino e pesquisa da região têm utilizado equipamentos de laboratórios da Universidade para desenvolver importantes etapas de projetos de investigação científica e tecnológica. Abertos a receber esses pesquisadores, os laboratórios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Interdisciplinar de Ciências Físicas são de caráter multiusuário e possuem equipamentos com potencial para contribuir em pesquisas de áreas diversas, como Ciências Biológicas, Física, Química, Engenharias, Geografia e Medicina.


“Estamos buscando nos tornar independentes de tecnologia de fora, produzindo ciência que possa atender a questões da América Latina. Precisamos de investimentos e de um olhar que envolva conhecimento da região. E esses laboratórios da UNILA são essenciais para dar suporte a pesquisas científicas que vão beneficiar a região - seja na formação de recursos humanos qualificados ou na resolução de problemas”, afirma o docente da área de Física da UNILA e coordenador desses laboratórios, Rodrigo Basso.


 

Além de atender a pesquisas, aulas de graduação e pós-graduação da UNILA, os laboratórios e equipamentos são suportes para investigações de instituições da região Oeste do Paraná - como Unioeste, UTFPR de Medianeira, UFPR de Toledo, Fundação PTI e Itaipu Binacional. Entre essas pesquisas estão as do professor de Química da UNILA Márcio Góes, que trabalha com a modificação de materiais para aplicação em células solares. Ele também pesquisa, em cooperação com outras instituições, materiais fotoluminescentes, com objetivo de melhorar a produção de energia solar.


Outra pesquisa, coordenada pelo professor Rodrigo Basso, investiga biomateriais utilizados no corpo humano, a exemplo de próteses, que sofrem corrosão com o tempo. Nessa pesquisa, busca-se modificar e melhorar a superfície desses materiais para que sejam mais resistentes e possam ser utilizados em condições mais severas. Nesse estudo, o docente utiliza o laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), cujos equipamentos fornecem imagens com alta resolução e permitem análise da composição química de materiais, por meio de um feixe de elétrons.


Investigação regional


O professor de Engenharia Ambiental da UTFPR de Medianeira Eduardo Lied, que também é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Unioeste de Toledo, desenvolve projeto de tratamento de odores produzidos por indústrias da região. Ele explica que, em Toledo, um odor é gerado a partir do lançamento de emissões atmosféricas, oriundas principalmente das fábricas de processamento de resíduos vindos das indústrias de abate de animais.


Para solucionar essa problemática, o professor tem desenvolvido um equipamento no qual a superfície interna possui um catalisador capaz de promover a reação de degradação desses gases, com um índice de tratamento do odor que chega a 95%. “Como no nosso Programa não tinha um equipamento de análise morfológica da superfície dos materiais, necessário para essa pesquisa, precisei utilizar o laboratório da UNILA, o MEV, que foi fundamental para melhorar o estudo das características físicas e da composição química dos materiais”, explica Lied.


Ele também relata que, em sua banca de doutorado, foi citado o número reduzido de pesquisadores neste campo de estudo, a Fotocatálise, por falta de infraestrutura. “O fato de ter a UNILA ajuda a fomentar minha área. E, futuramente, podemos estreitar ainda mais os laços com a Universidade, para desenvolver uma área em que existe uma lacuna e contribuir para resolver questões particulares de nossa região”, pontua o doutorando.


Aberto à comunidade científica


Os laboratórios da UNILA de Microscopia Eletrônica e Interdisciplinar de Ciências Físicas, localizados no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), estão à disposição de investigadores da comunidade acadêmica da região que, caso tenham interesse em utilizar os espaços, recebem treinamento para a operação dos equipamentos e podem realizar investigações no local, por meio de agendamento.


O Laboratório Interdisciplinar de Ciências Físicas já recebeu, este ano, 25 pesquisadores. Eles tiveram a possibilidade de utilizar o difratômetro de raios X e equipamentos acessórios, que permitem o estudo da estrutura cristalina, o que, na prática, possibilita conhecer com precisão a posição dos átomos de um material. Além disso, esses equipamentos permitem conhecer o efeito da adição de pequenas quantidades de outros elementos químicos (dopantes) nas propriedades finais do material.


“Equipamentos como esses - que só são encontrados em universidades com infraestrutura avançada - abrem portas para utilizar técnicas muito sofisticadas, relativamente de alto custo, e possibilitam o desenvolvimento científico da comunidade acadêmica da UNILA e da região”, destaca Rodrigo Basso.


Os pesquisadores podem obter mais informações sobre esses laboratórios e os equipamentos, além de agendamento para treinamentos e uso dos espaços, nas páginas do Laboratório de Difração de Raios X (goo.gl/djcAQP) e do Laboratório de Microscopia Eletrônica (goo.gl/mUBssK). Por meio dos sites, também é possível agendar visita guiada para estudantes do ensino médio.
 


 


Legendas


Foto 001: Rodrigo Basso, docente da área de Física da UNILA, coordena os laboratórios de Microscopia Eletrônica e Interdisciplinar de Ciências Físicas


Foto 002: Laboratório de Microscopia Eletrônica é um dos espaços abertos a pesquisadores de instituições da região

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Rose Bueno Acessórios