banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Morre aos 83 anos de idade, o Cidadão Honorário de São Miguel do Iguaçu, Dr. Adalgir Carlos Comunello
  Data/Hora: 1.dez.2017 - 8h 22 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Antes de falarmos sobre a vida e a obra deste guerreiro que acaba de partir para outro plano, quero ressaltar o espírito de grandeza da Dra. Juliana Cunha Oliveira Domingues, Juíza Diretora do Fórum de São Miguel do Iguaçu que permitiu que o seu velório fosse feito no espaço que em vida ele usou para exercer a sua profissão com honra e dignidade - o Tribunal do Júri.

 

Por dezenas de vezes, Dr. Adalgir adentrou a nossa redação com a aquela sua aparência frágil - mas que na verdade era movido interiormente com uma força abrasadora. Numa certa ocasião, logo após ele ter conseguido absolver um cliente no Tribunal do Juri, eu lhe disse: “Nessa o senhor novamente tirou leite de pedra – confesso que estava convicto de que dificilmente iria conseguir absolver o réu. Como o senhor se sente, conseguindo absolver alguém sem ter 100% de convicção de que a pessoa é inocente ou não?”.

 

 “Com o sentimento do dever cumprido. A minha missão é dar o melhor de mim para defender o meu cliente. Todos nós podemos ter em algum momento da nossa vida um ato falho – mas, muito mais do que o fato criminoso em si, o que eu procuro defender é o ser humano”, me disse ele.

 

Esse era o espírito, a essência do Dr. Adalgir Carlos Comunello, Cidadão Honorário de São Miguel do Iguaçu, advogado criminalista, Pai de Família honrado e zeloso, natural de Nova Araça – RS, onde nasceu no dia 12 de outubro de 1934 e na década de 70, escolheu São Miguel do Iguaçu para morar e fazer história. História sim! Ainda vamos falar muito dele, um ser humano que fez da sua profissão um sacerdócio.

 

 

OBRAS

Além da sua esposa Ana Edite, com quem teve três filhas: Maria Angélica, Daniela, Fabiana e quatro netos – que ele considerava a mais honrosa obra de sua vida – a sua FAMÍLIA - deixa também, duas obras literárias (livros) que retratam o seu trabalho como advogado criminalista. Cito aqui a sua Família como uma das suas principais obra, por que sempre que tinha a oportunidade ele deixava transparecer o seu orgulho – o amor e o carinho por essa nobre e mais antiga instituição da humanidade. 

 

“Eu Defendo”, livro lançado em 1999, é um trabalho onde relata todo o rito processual e as suas estratégias de defesa no Tribunal do Júri. “Esse livro é em Memória de meus saudosos pais, Maurício Comunello e Ida Zuchetti Comunello, cujos exemplos de vida me orientaram e que ainda os mantenho”, descreve.

 

Convidado para prefaciar essa sua primeira obra literária, Dr. Ijair Vamerlati, revela que foi tomado por um sentimento hibrido, um lado de satisfação, outro de surpresa. “Ainda muito jovem conheci o Dr. Adalgir Carlos Comunello, quando este iniciava a sua triunfante carreira de advocacia neste município, então Comarca de Foz do Iguaçu. Desde o início se destacou como um árduo defensor do direito de liberdade do ser humano”.

 

Em seu prefácio, lembra que esta obra demonstra a triunfante caminhada do autor no mundo do direito, onde revela toda a sua dedicação, estudo e conhecimento da matéria abordada. “Trata-se, na verdade, de uma obra muito importante para todos aqueles que de alguma forma labutam com as coisas do direito ou não, com espaço absolutamente garantido em qualquer biblioteca”.

 

Seu segundo livro “A Defesa tem a PALAVRA”, lançado em 2014, é prefaciado pela sua filha Fabiana Adalgisa Comunello, onde lembra que o seu pai trilhou um caminho de brilhantismo em sua profissão, inspirando muitos advogados a seguirem os seus passos.

 

Lembra Fabiana que ao atuar junto às camadas mais pobres, exerceu importante função social, ajudando a reduzir as desigualdades, proporcionando a todos, sem distinção, o direito de defesa. “Defesa esta que sempre fez questão de buscar com voracidade, demonstrando sua paixão pela advocacia criminal, enfatizando que tudo tem dois lados e mostrando o lado do acusado com veemência”.

 

No seu ponto de vista, a chave da sua grandeza como advogado está em como serviu sua profissão com PAIXÃO, abrindo mão de muitos sonhos para deixar a sua marca: defender o seu cliente como se estivesse defendendo seu próprio filho.

 

“Sua lição de vida se resume no Evangelho de Mateus 6,21: Não ajuntais tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam. Mas, ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem consomem, e, onde os ladrões não minam e nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”, pontifica Fabiana.  

 

Descance em Paz meu Amigo de Fé, Irmão Camarada.

 

 

Juliana Mazzotti
Juliana Mazzotti Gentil educado sábio e muito competente
 
 · Responder · 22 h
Remover
Cicero Figueredo
Cicero Figueredo Vá com Deus Dr aldagir
 
 · Responder · 22 h
Remover
Wando Garagem
Wando Garagem Meus sinceros sentimentos a toda família inlutada e que Deus possa dar o paraíso a esse grande guerreiro.
 
 · Responder · 21 h
Remover
Clair Boles
Clair Boles Sentirei falta d seus ensinamentos sábios! Descanse em paz homem gentíl!!!
 
 · Responder · 21 h
Remover
Guiomar Alves Ventura
Guiomar Alves Ventura Meus sentimentos !
 
 · Responder · 19 h
Remover
Janete Ghellere
Janete Ghellere Meu sentimentos a família. Foi um grande homem
 
 · Responder · 1 h
Remover
Leni Oliveira
Leni Oliveira Descanse em paz que Deus de o conforto a toda a família
 
 · Responder · 9 min
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios