banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CEAPAC/HUOP é habilitado a atender alta complexidade em lesões labiopalatais
  Data/Hora: 24.jan.2018 - 17h 13 - Categoria: Oeste  
 
 
clique para ampliar

As centenas de pacientes da região que precisam de tratamento de anomalias crânio facial e fissuras labiopalatais têm uma boa notícia. Foi publicada na semana passada a portaria no 150 do Ministério da Saúde (MS) que habilita o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) em Cascavel a realizar os procedimentos de alta complexidade nas especialidades. A publicação estabelece o repasse de recursos federais, possibilitando o melhor atendimento no Centro Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac/HUOP/Unioeste), que desde 2013 funciona custeada pelo Estado.

 

De acordo com a portaria, fica estabelecido o montante de R$ 591.284,02 por ano para o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população nas especialidades. O Ceapac realiza uma média de 400 atendimentos mensais, porém enfrentava limitações orçamentárias com apenas recursos estaduais. “Agora com o custeio do MS haverá melhoria e ampliação no atendimento”, afirma Mariangela Baltazar, responsável pelo credenciamento.

 

Ela agradece o empenho do deputado estadual José Carlos Schiavinato (Progressistas), que pela proximidade com o ministro da Saúde Ricardo Barros, atendeu uma solicitação da coordenação do Ceapac e auxiliou nesta conquista. “A atuação do deputado foi fundamental para o credenciamento. Obviamente que fizemos todo o trabalho técnico, mas desde novembro de 2016 ele teve disponibilidade política para nos auxiliar”, comemora.

 

O deputado Schiavinato valoriza a ação do Ministério da Saúde e o empenho dos coordenadores e servidores envolvidos. “É um avanço muito grande. Muitos pacientes da região ainda precisavam ir até Curitiba para serem atendidos. Agora temos o centro de referência habilitado na região, possibilitando atender a todos aqui, melhorando a qualidade de vida das famílias”, salienta.

 

ATUAÇÃO

O Ceapac foi construído em 2011 dentro da política de descentralização do tratamento na área. Inicialmente apenas em Bauru existia os centros de referência, depois no Paraná houve a primeira unidade em Curitiba. “Mas o MS preconiza que a cada cinco milhões de habitantes tenha um e por questão de logística e também porque já tínhamos trabalhos de extensão na área pela Unioeste foi montado o centro aqui. Agora com a habilitação atenderemos pacientes da 7a, 8 a, 9 a, 10 a e 20 a Regionais de Saúde”.

 

O centro possui um atendimento multiprofissional desde 2013. São acompanhados pacientes de zero até o final do tratamento, que pode chegar a 30 anos. São prestados serviços de cirurgias plásticas, de otorrinolaringologia, bucomaxilofacial, odontológica e ainda os procedimentos clínicos de fonoaudiologia, ortodontia, pediatria, odontopediatria, implantodontia, nutricionista, psicólogos e serviço social. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Exposição
Banner pedrão 2018