banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Centro de pesquisas em segurança de barragens do PTI comemora 10 anos
  Data/Hora: 28.fev.2018 - 15h 26 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar
Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto geram soluções tecnológicas para a Itaipu Binacional
 
Da Assessoria - foto: Igor Moresca/PTI. Mais de 700 pessoas foram formadas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em segurança de barragens e uma série de soluções e pesquisas foram entregues a usinas, principalmente para a Itaipu Binacional, com o foco em soluções estratégicas. O Centro de Pesquisas Avançadas em Segurança de Barragens (Ceasb) comemora nesta quarta-feira (28), com a perspectiva de ampliação da atuação. 
 
 
Os trabalhos realizados pelo Centro possibilitam um aumento da compreensão dos fenômenos da barragem e das turbinas, tendo como consequência o aumento da segurança e da vida útil dessas estruturas. As simulações feitas em computadores de alto desempenho do laboratório do Ceasb baseiam-se nos dados fornecidos pela Itaipu, para promover a atualização tecnológica da hidrelétrica.  
 
 
“Muito foi realizado nesses 10 anos. Foram desafios muito grandes, mas já temos muitas entregas dentro da usina que vieram a contribuir para o próprio empreendimento da Itaipu Binacional”, pontuou o coordenador do Ceasb pela Itaipu, Dimilson Pinto Coelho, na confraternização que reuniu colaboradores atuais e antigos do Centro. “Agora almejamos atender não somente a usina, mas estamos com parcerias externas – o mesmo trabalho que fizemos para Itaipu está sendo feito também para outras empresas – que contribuem para o crescimento do Ceasb”, disse Dimilson.
 
 
A coordenadora do Ceasb pelo PTI, Alexandra da Silva Belini, destacou que o principal objetivo do Centro é a formação de pessoas, com enfoque em um trabalho preventivo. “Mais de 700 alunos, bolsistas e voluntários já passaram pelo Ceasb no decorrer dos seus dez anos. Esses alunos, pesquisadores e técnicos que desenvolvem suas pesquisas aqui podem contribuir não só com Itaipu, mas com outras usinas no Brasil ou no exterior”, ressaltou a gestora. “Isso faz o impacto do nosso cuidado no território trinacional ser ampliado para a região Oeste e o país como um todo”, completou a gestora.
 
 
Pesquisa e Desenvolvimento
 
Conforme Alexandra, o Ceasb atua em oito linhas de pesquisa que atendem às demandas da Itaipu. São elas: Modelagem Tridimensional, Análise de Risco, Monitoramento da Saúde Estrutural, Cadastro de Barragens, Geotecnia, Instrumentação de Barragens, Concreto, e Aplicações e Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras em Usinas Hidrelétricas. 
 
 
Dentro dessas linhas, explicou a coordenadora, professores e alunos desenvolvem metodologias, serviços ou produtos à Itaipu e outras usinas. “O Ceasb fornece todos os recursos financeiros necessários para esses projetos de pesquisa – seja ele teórico, ou um software, um hardware, um livro – serem executados. Nosso foco é que esses projetos contribuam com as universidades, pois é uma oportunidade para o aluno de graduação ter uma experiência prática por meio da interação com seu orientador, com engenheiros da Itaipu e com a nossa equipe técnica”, completou a gestora.
 
 
Nesses 10 anos de atuação, o Ceasb proporcionou a formação de 22 doutores, por meio da execução do programa de doutorado em métodos numéricos aplicados à segurança de barragens – uma iniciativa inédita na região Oeste do Paraná. “Foi um grande resultado para nossa região Esses doutores são pesquisadores que hoje continuam seus projetos e estudos de suas teses aqui conosco”, comentou Alexandra.
 
 
Experiência Profissional
 
Para o bolsista boliviano Miguel Angel Reis Rios Chuquichambi, que faz parte da equipe do Centro por meio da sua graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), os três anos de experiência no Ceasb o auxiliaram a compreender melhor os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Aprendi a estudar mais sobre os projetos, como funcionam as estruturas e quais materiais são necessários para construí-las”, comentou o bolsista.
 
 
Enquanto isso, a voluntária Nathali Rolon Dreher, estudante do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participa das atividades do Ceasb, na área de Modelagem, há um ano, e já pôde perceber os benefícios da prática profissional. “Minha expectativa é aprender o máximo possível para chegar ao mercado de trabalho mais preparada, tanto na área de Modelagem, quanto mais pra frente na área de Simulação”, destacou Nathali.
 
 
Crédito da foto: Igor Moresca/PTI. 
 
Qualquer dúvida, estamos à disposição. 
Atenciosamente, 
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil  
+55 (45) 3576-7130

"A Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil esclarece que, por força do seu Estatuto,
a presente mensagem não implica a assunção de obrigações em seu nome."
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego