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Professores de escolas municipais participam de formação sobre Educação Financeira no PTI
  Data/Hora: 5.mar.2018 - 18h 24 - Categoria: Educação  
 
 
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A intenção é que eles abordem o conteúdo nas matérias trabalhadas em sala de aula e que, com isso, as famílias também sejam atingidas

 

Da Assessoria - A partir dos quatro anos de idade, as crianças já podem ter noções sobre finanças, afirma o especialista em finanças comportamentais Altemir Farinhas. Entre fevereiro e março deste ano, Farinhas está ministrando um curso no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) com cerca de 900 professores de escolas municipais de pelo menos 30 municípios da região Oeste do Paraná, em que aborda tanto a vida pessoal dos docentes como explica quais ferramentas e instrumentos podem ser trabalhados em sala de aula com os alunos.

 

O especialista em finanças afirma que o tema Educação Financeira não costuma ser trabalhado nas escolas, e que a intenção é que o assunto seja tratado transversalmente, ou seja, que a abordagem seja introduzida nas diversas disciplinas escolares. A formação é promovida pela área de Educação Financeira do PTI em parceria com a Itaipu Binacional, e foi oferecida a todos os 54 municípios que pertencem à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

 

O técnico do PTI Alexandre Augusto Scherer, da área de Educação Financeira, conta que a formação dos professores, do 1º ao 5º ano, teve início no dia 26 de fevereiro e segue até o dia 20 de março. “É um conteúdo que nós vemos que falta na rede de educação e estamos tentando auxiliar no desenvolvimento dos municípios ao passar essas noções de finanças para as crianças”, afirma. Scherer explica que, até o ano passado, o treinamento era oferecido apenas para os municípios lindeiros, mas este ano foi ampliado.

 

O primeiro conteúdo que é trabalhado com os professores, conforme Farinhas, é a vida pessoal deles. “Como eles podem melhorar hábitos financeiros, como podem rever alguns conceitos”, diz. Isso porque os docentes são exemplos para os alunos. Outra temática abordada é o porquê aplicar a educação financeiras nas escolas. Segundo Farinhas, em 2013 mais de 45 países começaram a trabalhar o tema em escolas. No Brasil, isso acontece desde 2010, mas no PTI e na Itaipu a formação foi iniciada em 2007.

 

Por fim, o especialista ensina instrumentos e técnicas para que os professores possam educar financeiramente as crianças. A ideia é que o conteúdo seja tratado de forma transversal. “Sem adicionar uma aula a mais. Ou seja, os professores já trabalham conteúdos de português, geografia, história, e o que vai acontecer é a educação financeira permear essas matérias”, destaca. A intenção é que com a formação dos alunos, os pais também sejam atingidos. “Se conseguirmos mudar essas famílias, o Brasil não terá um número tão grande de endividados”. Os docentes que participam do curso também deverão ser multiplicadores da temática com os demais professores.

 

A coordenadora pedagógica de Assis Chateaubriand, Gisele Cassia Tamparowsky, acompanhou duas turmas de professores do município no curso e percebeu que eles ficaram bastante entusiasmados com a aaliação pessoal, e se mostraram confiantes com o trabalho que pode ser desenvolvido em sala de aula. De acordo com ela, todas as escolas municipais de Assis aderiram à formação.

 

Gisele espera que nos próximos anos mais professores participem do treinamento, para que mais pais e alunos sejam atingidos e seja criado maior interesse por parte da comunidade em tratar o assunto. “A sementinha com certeza foi plantada. Esperamos que, no ano que vem, os professores que não vieram tenham interesse em participar, e que seja uma ação que tenha continuidade, para que se torne um hábito”, ressalta.

 
 

 

 

 
 
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