banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu renova parceria com Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde
  Data/Hora: 7.mai.2018 - 18h 53 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional - Conhecer as iniciativas relacionadas à saúde apoiadas pela Itaipu – entre elas, o Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde, a Fundação Itaiguapy e o Hospital Ministro Costa Cavalcanti – e debater os termos para a retomada de um protocolo de intenções entre a Itaipu Binacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) são os objetivos de uma comitiva de especialistas que está em Foz do Iguaçu nesta semana. O grupo fica na cidade de domingo (6) a terça-feira (8).  

 

Segundo o diretor de Relações Internacionais da OPAS/OMS em Washington (EUA), Alberto Kleiman, a Itaipu e a OPAS têm muito a compartilhar. “As duas instituições têm uma missão em comum, uma forte função social e uma grande responsabilidade com a comunidade. Aprofundar a relação entre as duas trará benefícios para ambas, e principalmente, para aqueles que vivem nas regiões de fronteira”, disse Kleiman. 

 

Ele participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (7) para conhecer detalhes e resultados dos projetos e instituições apoiados pela Itaipu. Também estiveram presentes e assessora sênior do gabinete do representante da OPAS/OMS no Brasil, Lucimar Rodrigues Coser Cannon; a oficial de Programas da OPAS/OMS no Brasil, Luciana de Deus Chagas; o representante da OPAS/OMS no Paraguai, Luis Roberto Escoto; e Blanca Cousiño, oficial de Programas da OPAS/OMS no Paraguai. 

 

 

“O que vimos foi uma empresa promotora de soluções concretas. A OPAS pode agregar muito a essas ações da Itaipu, trazendo sua experiência, ajudando a articular, divulgar e fortalecer as iniciativas, além de, se possível, replicá-las”, avaliou Kleiman. Ele também frisou a forma como a Itaipu está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Somente nas ações que vimos aqui, reconhecemos projetos relacionados a pelo menos sete ODS”, pontuou. 

 

Para Luiz Paulo Johansson, assessor da Diretoria Financeira Executiva da Itaipu, a visita permitirá um debate de alto nível sobre a parceria a ser delineada. “Estamos mostrando o que conquistamos até aqui, inclusive com o protocolo que assinamos previamente, e agora queremos renovar e aprofundar essa parceria, com um novo alinhamento e novas propostas de trabalho”, disse. 

 

Parceria e fortalecimento

Durante a reunião, Fernando Cossa, diretor administrativo-financeiro do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, apresentou um histórico da instituição e falou sobre a estrutura e as iniciativas de ensino e pesquisa em desenvolvimento. As coordenadoras do GT Itaipu-Saúde, Luciana Sartori (Brasil) e Verônica Duarte (Paraguai) fizeram um resumo da atuação do programa em suas diversas frentes. Em seguida, foi apresentado um projeto de vigilância integrada, parceria da Itaipu com a Fundação de Saúde Itaiguapy e Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.

 

À tarde, o grupo participou de uma visita técnica ao Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira e ao Hospital Ministro Costa Cavalcanti. 

 

Na terça-feira, a agenda da comitiva inclui um plantio no Bosque dos Visitantes, uma visita técnica à Itaipu e uma reunião com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, para finalizar as tratativas relacionadas ao protocolo de cooperação que será assinado em breve. 
_______
Fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios