banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto: “Vamos combater a violência usando a inteligência pregando a Cultura da Paz”, teve importante reunião com os Professores ontem no Colégio Nestor.
  Data/Hora: 2.out.2018 - 9h 1 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Dentro da programação para a implantação do Projeto 1º CONAR – Concurso de Redação, Poesia e Artes Visuais, a convite da Professora Ilse Maria Viola, Diretora do Colégio Nestor, estivemos participando ontem (01), no período da tarde de uma importante reunião. Na pauta, os retoques finais do Regulamento para que o Projeto Piloto seja desenvolvido junto a comunidade escolar Nestoriana, ainda esse ano.

 

Vale salientar que o Projeto propriamente dito, já teve o seu início no Colégio Nestor, com palestras sobre o tema Cultura da Paz, proferida pelo Promotor de Justiça, Dr. Pedro. G. H. Almeida Machado, no último dia 25 de setembro com os alunos que participarão deste Concurso de Redação, Poesia e Artes Visuais.

 

Não fizemos matérias sobre essas Palestras, tendo em vista que, no dia em que a mesma foi marcada, já na primeira reunião, anotei na minha agenda o dia 27 – e não observei que na sequência, a data tinha sido alterada para o dia 25 para compatibilizar com a agenda da Diretora. “A palestra foi ótima e os relatos que ouvi em seguida dos alunos, foram os melhores possíveis”, me dizia a professora Ilse, no dia seguinte.

 

Tendo em vista a seriedade do Projeto, o Regulamento, por exemplo, foi trabalhado exaustivamente passando de mãos em mãos de todas as pessoas envolvidas desde a primeira reunião, confesso que a reunião de ontem, não foi aquela dos meus sonhos, mesmo assim, o resultado é positivo. A partir de hoje o Projeto ganha velocidade com a sua disseminação em todos os demais Colégios do município e região, apenas com pequena alteração no seu Regulamento.

 

Como a reunião de ontem, 01, foi bem mais abrangente, a Professora Ilse, conseguiu abrir um espaço na sua agenda na parte da tarde para contemplar a presença do maior número possível de Educandos – ou seja, de quem realmente vai aplicar as provas em sala de aula, houve divergências com o que já estava estabelecido e a viabilidade da sua aplicação em sala de aula.

 

Coisas que a primeira vista parece pequena, mas que, na realidade fazem toda a diferença. Como todo o material com referência ao Regulamento já foi impresso, vamos fazer a modificação através de um adendo especial para a sua implantação exclusiva no Colégio Nestor.

 

Uma das professoras sugeriu, por exemplo, que ao invés de se fazer Concurso de Redação, Poesia e Artes Visuais – se fizesse apenas Concurso de Redação e Artes Visuais. “A Redação já é uma Poesia”, defende ela. Aliás, essa Professora foi uma das que mais trabalhou para que o Regulamento fosse readaptado para que a sua aplicação em sala de aula fosse a melhor possível.

 

 

Mesmo assim, respeitando o seu ponto de vista, nesse quesito devo dizer que discordo. Para mim uma Poesia é uma obra literária, apresentada em versos e estrofes. E, mesmo que seja usado um tema específico com figuras de estilo, o que é próprio da poesia, o diferencia em muito de uma Redação, propriamente dita que é feita de parágrafos. 

 

Vale salientar que o objetivo da Professora neste quesito, era de facilitar a sua aplicação em Sala de Aula. “Ficaria mais fácil a sua aplicação sendo um só tema. São vários alunos ocupando o mesmo espaço e teríamos que trabalhar ao mesmo tempo dois assuntos diferentes”, esclarece.

 

Qual a solução? Os temas propostos para Redação, Poesia e Artes visuais continuam os mesmos: “A importância da Família, da Filosofia, da Ciência e da Fé na promoção de uma Cultura de Paz”. A única diferença é que, Artes Visuais, por exemplo, será aplicada somente para os alunos do 9º Período; Poesia para os alunos do 1º e 2º período do Ensino Médio e Redação (dissertativa - argumentativa) para o 3º período do Ensino Médio.

 

Sobre Arte Visual, para os alunos do 9º ano Ensino Fundamental, também será usado apenas um tema, usando-se de preferência materiais recicláveis.

 

Outra modificação foi com relação à data para a entrega dos três primeiros colocados de cada categoria junto a FAESI. A data do dia 29 de outubro foi alterada para o dia 09 de novembro.

 

Entre as Professoras presentes - Maria Helena R. Possamai, Pâmela Camila Horn, Elezandra Felisberto Macedo, Adriana Fernandes Cavalheiro, Amarilde Janete Marcon, Fabiana R. S. Verza, Marta Rosiles Bósio Maggi, Aleciani Maceda Lago, Elisete Ghellere, Ilse Maria Viola, Patrícia Ghellere e Leila Graziela Ribeiro

 

Na abertura, mesmo não conseguindo conter a emoção, falei um pouco do propósito, dos objetivos que estão por trás da luta para a implantação deste Projeto, iniciado em 2005, com o sugestivo título na época: "S.O.S" Mama África. Sobre esse assunto, falarei amanhã...

 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego