banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
É PRECISO AGIR PARA GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
  Data/Hora: 10.dez.2018 - 20h 56 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Por ISA COLLI -

 
Educação deve colocar essa pauta na sala de aula.
 
 
Fonte: Tribuna da Imprensa - Hoje, 10 de dezembro, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi criada pela Unesco em 1968 para trazer o olhar do mundo para a cultura e valorização dos direitos humanos. Neste mesmo dia, se comemora os 70 anos da adoção pela Organização das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), documento-norma que delineia os direitos humanos básicos, elaborado por representantes de diferentes países.
 
 
Com 30 artigos, a declaração estabelece a proteção universal aos cidadãos, destacando direitos, como à vida, à segurança e à liberdade, e também de proibições, como à escravidão e à tortura. O 1º artigo do documento já faz um resumo em relação ao tema, quando diz diz que “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. Analisando esta ideia, podemos afirmar que o Brasil ainda precisa avançar muito.
 
 
Educação em foco
 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos também destaca a educação, que aparece não apenas como um direito mas também como um meio para que se alcance os objetivos propostos no documento. O texto conclama que “cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades”.
 
 
Ainda hoje, no entanto, muitos direitos seguem ignorados. Temos no país um grande número de crianças fora da escola, seja por falta de vaga ou por evasão. E muitos não têm seus direitos respeitados porque não recebem uma educação de qualidade.
 
 
Caminho é o debate
 
A escola, como instituição de referência na educação, não pode abrir mão do debate, prática, promoção e garantia dos direitos humanos. Nossa sugestão aos educadores é que este tema tão relevante seja levado para a sala de aula. Veja algumas dicas:
 
– Inclua essa discussão na grade interdisciplinar;
 
– Faça rodas de conversa para discutir o assunto;
 
– Crie um dia de atividades para valorizar a prática dos Direitos Humanos, com dinâmicas de grupo, palestras e atividades lúdicas;
 
– Envolva as famílias neste debate para garantir que os direitos sejam respeitados dentro e fora do ambiente escolar;
 
– Organize eventos interescolares para criar uma onda positiva de ações em defesa dos direitos humanos.
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein