banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Uma visita ao I Dia de Campo da FAESI e a importância do Curso de Agronomia
  Data/Hora: 14.dez.2018 - 8h 17 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Estivemos visitando ontem (13) o campo experimental do Curso de Agronomia da FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu onde se realizou o I Dia de Campo, organizado pelos acadêmicos do Curso de Agronomia da FAESI, juntamente com o curso de Ciências Biológicas, um dos parceiros do evento. 

 

Para a coordenadora do Curso de Agronomia, professora Danielle Cadorin, o desejo é que esse evento se torne uma tradição e que todos os anos nesta época, as pessoas possam vir e constatar na prática o que os acadêmicos do Curso de Agronomia estão aprendendo. “O que mais me deixa feliz é ver que tudo isso que está acontecendo aqui hoje, foi uma iniciativa dos próprios acadêmicos. Eles correram atrás, prepararam os espaços com os experimentos, se envolveram com parcerias e mostrando aos visitantes o resultado de todo esse trabalho. Ou seja, eles estão aplicando o que é repassado em sala. Através de pesquisas estão mostrando na prática e repassando para a comunidade o conhecimento que aprenderam”, pontua.

 

Ao falar sobre a importância desse Dia de Campo, o professor Vagner Jacinto Rupp, Diretor Geral da FAESI, lembra a importância do engenheiro agrônomo para o desenvolvimento de uma nação. “O mundo precisa de alimento. E o Curso de Agronomia através de pesquisas como as que estão sendo mostradas hoje pelos nossos acadêmicos caminha nessa direção – melhorar a qualidade e aumentar a produtividade”, ressaltando que esse deverá ser apenas o primeiro de muitos que virão. “Atualmente estamos com cerca de 100 alunos no Curso de Agronomia e a nossa meta é que já no próximo ano esse número possa chegar aos 150”.

 

 

A programação desse I Dia de Campo, foi bastante extensa e contou com uma série de palestras, entre as quais – Empoderamento Feminino, apresentada pela Psicóloga Catia Werner.

 

Palestra sobre Animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, apresentada pelo Biólogo Dhonatan Oliveira dos Santos e a sua mascote a Gibóia Mel.

 

Palestra sobre Violência contra a mulher: Identificando Relacionamento Abusivos, pela bacharel em serviço social, Roseli T. Motter.

 

Palestra sobre Saúde na Horta: Conhecidas as Plantas Medicinais, por Teolide P Turcatel, Terapeuta Holística.

 

Palestra sobre Educação Ambiental na Trilha, apresentada pelos Acadêmicos de Ciências Biológicas,a trilha FAESI.

 

Palestra sobre AGROECOLOGIA – AGRICULTURA SUSTENTÁVEL, apresentada pela Bióloga, Marinêz de Souza.

 

Em todos os espaços, acadêmicos e o corpo docente do Curso de Agronomia, mostravam e davam aos visitantes as explicações de cada experimento, apresentado.

 

Nesta estação, a impressão que se tinha era que o experimento com o girassol e o seu colorido especial, estava dando as boas vindas aos visitantes, enquanto os acadêmicos se revezavam para falar da sua fácil adaptação na região, baixo custo e a sua importância como rotação de cultura e enriquecimento do solo.

 

O acadêmico explicando aos visitantes sobre a cultura da soja – demonstrando as formas de plantio com grupos diferentes de sementes para verificar na prática qual a melhor maneira de plantar que vai dar melhor resultado em termos de produção...

 

 

Vemos na prática professores, pesquisadores e especialistas apresentando e discutindo teses, estudos e opiniões, para melhor informar os que necessitam dessas tecnologias. “É importante que todo o conhecimento acumulado seja colocado a disposição da população, em especial o seu caráter de sustentabilidade para a sua do própria saúde e do planeta, também”, defende a coordenadora. 

 

O acadêmico explicando aos visitantes sobre a cultura da Quinoa e do Gergelim, a sua importância, bem como plantar dentro do espaçamento adequado, tendo ao lado vários experimentos com adubação diferente para verificar-se a melhor forma. 

 

Na horta diversas variedades de experimentos como pimentão, morango, alface, salsa, beringela, couve, entre outros. "E o mais importante - todos esse produtos não levam agrotóxicos. É usado um biofertilizante desenvolvido pelos próprios acadêmicos que leva o melaço de cana, esterco,entre outros produtos na sua fabricação, todos naturais", explica o acadêmico. 

 

 

 

Palestra sobre Animais peçonhentos, prevenção de acidentes e primeiros socorros, apresentada pelo Biólogo Dhonatan Oliveira dos Santos e a sua mascote a Gibóia Mel.

 

 

 

 

 

 

Aqui uma aula especial sobre o cultivo da Pitaia, saborosa e nutritiva é uma novidade na região, que pelo visto, vem com tudo..., principalmente se depender do entusiasmo dessa garotada...

 

Quem passou por aqui levou uma aula de como trocar a sua conta de luz pela parcela do financiamento para colocar painel que capta a energia solar, gerando a sua própria energia... Vale a pena conferir (45) 3264-3308

 

 

Na feira do produtor, artesanato, comída típica e muita informação...

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios