banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ministro da Justiça vem ao PTI para reunião sobre o Projeto Beira Foz
  Data/Hora: 25.jul.2012 - 17h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará em Foz do Iguaçu no próximo sábado (28) para uma agenda de reuniões sobre a segurança pública e o desenvolvimento da região.

 

Às 10h, na sala 3 do Espaço Florestan Fernandes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o ministro discute o Projeto Beira-Foz com autoridades da cidade. Devem comparecer representantes da Prefeitura Municipal, da Itaipu Binacional, da Fundação PTI, da Receita Federal, Associação Comercial, Polícia Federal, Polícia Militar, Parque Nacional do Iguaçu, Infraero, Conselho de Segurança, Ibama e DNIT, entre outros.

 

Esta será a segunda reunião com o ministro sobre o projeto. A primeira foi em 12 de abril, quando o projeto foi apresentado. Na reunião de sábado, o ministro saberá os resultados de alguns encaminhamentos solicitados na primeira reunião, principalmente em relação a segurança, habitação e promoção social e sistema viário.

 

Mais tarde, ao meio-dia (12h), o ministro inaugura a Central de Videomonitoramento e o Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira (GGI-Fron), instalados na sede da Guarda Municipal. A inauguração será na Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública, sede da Guarda Municipal - Rua Edgard Schimmelpfeng, 64.

 

A Central de Videomonitoramento, prevista para operar com 124 câmeras, está em funcionamento (em alguns pontos da cidade) desde o mês de junho. Junto da Central funcionará o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), com o trabalho unificado entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal e outras forças de segurança.

 

Beira Foz

A proposta está estruturada em torno de quatro eixos. O primeiro, da segurança, compreende a implantação de bases náuticas de vigilância e a urbanização integrada, permitindo a fácil movimentação dos órgãos de segurança e fiscalização, e também de turistas e da comunidade em geral.

 

No eixo ambiental, estão previstas ações voltadas à preservação da mata ciliar e a recuperação de APPs (áreas de preservação permanente) e de áreas degradadas. Já o eixo do turismo sustentável abrange a revitalização de estruturas existentes, como o Marco das Três Fronteiras e as pontes da Amizade e Tancredo Neves, além da criação de novos atrativos, como os parques M'Boicy, Monjolo e da Integração.

 

Por fim, o eixo do desenvolvimento socioeconômico pretende promover a desfavelização dessas áreas e sua integração à cidade. As instituições parceiras também querem atuar na atração de investimentos nas áreas de turismo, tecnologia, lazer e infraestrutura, gerando alternativas de trabalho, emprego e renda. O novo zoneamento urbano favorecerá, por exemplo, a instalação de empresas de tecnologia na região próxima ao PTI e à Unila.

 

Para colocar essas iniciativas em prática, o projeto inclui a realização de um amplo diagnóstico que deverá contar com participação da sociedade e que resultará em um plano urbanístico em toda a extensão dessa área, desde o Parque Nacional Iguaçu até a usina de Itaipu. Outra etapa da metodologia consiste na elaboração da minuta de projeto de lei para constituir a base legal do novo zoneamento urbano.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein