banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
LATICÍNIOS KASER, CRESOL, FRICONZATI E INNOVA, estão nas quartas de finais do Campeonato de Futebol Suíço da AABB – Taça Planta Máquina
  Data/Hora: 1.abr.2019 - 8h 26 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Na última rodada da primeira fase do Campeonato de Futebol Suíço da AABB – Taça Planta Máquinas, realizada no último sábado (30), tivemos jogos de muita emoção. Cinco equipes disputavam três vagas. A única equipe que entrou em campo já classificada e sabendo que ninguém mais lhe tiraria o primeiro lugar nessa fase, foi a Laticínios Kaser com 15 pontos.

 

Classificaram-se para as quartas de finais: LATICÍNIOS KASER, FRICONZATI, CRESOL E INNOVA. Antes de falar do jogo em si, vamos jogar um pouco de energia na competição, falando de emoção, filosofia de VIDA E DA BELEZA DO ESPORTE na vida de todos nós. No decorrer da semana, vamos estar fazendo matérias sobre os jogos realizados e como estão os preparativos para estas finais.... 

 

O advogado, escritor e poeta Ramiro Sápiras, em seu livro "A Arte de Viver", nos lembra de que “o esporte é uma forma universal de expressão cultural. Através da prática esportiva, o homem, há séculos, faz intercâmbio com outros homens. Na antiga Grécia, onde nasceram as Olimpíadas, a cultura física era muito valorizada”.

 

Lembra-nos que antes de salientarmos os benefícios da prática de esportes, “é preciso enfatizar os danos do sedentarismo, um dos males do nosso tempo”.

 

Só por esse fator, nota 10 com louvor aos Organizadores de competições como essa que visa colocar essa rapaziada para transpirar e assim evitar o envelhecimento precoce. “Como qualquer coisa que não é usada, também o organismo vivo se torna “enferrujado”, atrofiado, decrépito. E mais: uma vida sedentária também provoca alienação e despersonalização do indivíduo".

 

Seja durante o jogo, ou até mesmo durante a semana na resenha dos grupos de cada equipe, essa importância fica estampada e nos mostra que a vida não suporta, por muito tempo, somente a rotina. Uma disputa, principalmente numa competição onde vale pontos em busca da classificação, “a emoção de viver encontra-se na novidade, no problema, na solução, na tensão, no conflito” e, o mais importante de tudo é que estamos sempre aprendendo com tudo isso.

 

Digo isto para ressaltar os benefícios que a prática de esportes proporciona ao ser humano. Além do fortalecimento orgânico, nos dá resistência, velocidade, agilidade, sem contar que nos ajuda a aprimorar alguns aspectos da vontade: audácia, decisão, iniciativa, ímpeto de conquistar vitórias, vencer na vida e ser útil e produtivo.

 

Ou seja, “a atividade física revela-se de extrema importância para o equilíbrio do indivíduo, em todos os aspectos: físico, emocional, mental,  espiritual. Atividade é movimento, ação, energia. Gera motivação e entusiasmo. O ser humano em constante atividade conquista a estabilidade fisiológica, a alegria de viver.”



E o bom de tudo isso é que, quando estamos interagindo nesse clima, podemos constatar com os próprios olhos que “o homem, por natureza, é um ser lúdico, da mesma forma que os animais. Basta observar um pequeno cão, um gato, ou os macacos no zoológico. Eles jogam, brincam, divertem-se, estabelecem relações lúdicas. O jogo é um fator de união entre as pessoas. Evidencia diferenças. Salienta regras. Por meio do jogo, o homem encontra a si mesmo, e também seu semelhante.”

 

Com essa introdução, eu estou na VERDADE chamando a atenção dos atletas da FRICONZATTI, equipe classificada entre as quatro para essas finais. A desavença que houve no sábado anterior, deve ser imediatamente deletada e jogada na redoma do ESQUECIMENTO.

 

Nesse episódio, se inicialmente alguém errou individualmente, na sequência, o resto do time errou coletivamente e nem vou dizer por quê.

 

Não custa nada um telefonema, tipo: “desculpe pessoal, errei ou erramos..., o importante é que a vida continua e o objetivo maior é vivermos em PAZ...”. Confesso que ficarei imensamente feliz em vê-los todos, absolutamente todos unidos nessa reta final, lutando pelo título e celebrando a VIDA...

 


Não podemos esquecer que “o maior propósito das competições esportivas é o convívio, a confraternização, o desenvolvimento de amizades. Nestes momentos, o espírito esportivo deve prevalecer sempre, em qualquer circunstância, fato que demonstra controle emocional e presença de elevado grau de cultura social.”

O CAMPEONATO

Não temos em mãos o número de gols marcados, mas podemos afirmar que foi uma ótima Competição. Numa competição de oito equipes, jogando todos contra todos, chegarmos à última rodada somente com uma equipe classificada e cinco disputando três vagas, por si só, revela o equilíbrio e o nível.

 

Para que nenhuma equipe possa ser prejudicada, seria ótimo se as quatro equipes entrassem em entendimento, solicitando a Organização da Competição a eliminação dos Cartões amarelos. Com isso ganha o espetáculo.

 

Parabéns a todos os atletas, em especial a equipe do Laticínio Kaser, que se classificou em primeiro lugar e ao nosso atleta, Flávio Meneghetti, até aqui, artilheiro da competição com 14 gols.

 

No próximo sábado vamos ter pelas semi-finais:  

FRICONZATTI               X          Cresol

LATICÍNIOS KASER       X          INNOVA.

 

Equipe Laticínios Kaser, classificada em Primeiro Lugar - nesta foto sem o nosso poeta e atleta Valdomiro Garcia, Abimael, Rui e Cícero..., que ao entrarem deram uma outra dinâmica no time...

 

 

Equipe Cresol, classificada em terceiro lugar

 

Equipe FRICONZATTI, segunda colocada

 

Equipe da INOVA, quarta colocada...

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein