banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
CAFÉ ANALÍTICO - Depressão e morte
  Data/Hora: 14.mai.2019 - 16h 5 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Camile Hart, via redes sociais...


Os números assustam. É preciso informar mais sobre a depressão, esta doença que chega e não pede pra ir embora. E não há quem esteja imune, não importando sucesso profissional, estabilidade financeira, amor correspondido, espiritualidade em dia... quando ela quer, ela bate à porta e entra.


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%. São 322 milhões de pessoas, ou 4,4% da população do planeta. No Brasil, 5,8% dos habitantes sofrem com o problema. Até o próximo ano, a doença será a enfermidade mais incapacitante do mundo. Ainda, segundo a OMS, um a cada cinco jovens enfrenta problemas de saúde mental. 


E a depressão pode, sim, levar ao suicídio. Não quer dizer que quem tem depressão vai tirar a própria vida, mas sim que quem sofre da doença tem maior propensão a ter ideação suicida. Temos visto nos últimos anos um aumento significativo no número de casos de pessoas que acabam tirando a própria vida por não conseguirem dar conta do sofrimento.


Enquanto os índices de suicídio caem em todo o mundo, a taxa entre adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015, informa pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo, publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, indica que o suicídio é até três vezes maior entre os jovens.


Mas os números não diminuem o estigma que existe em buscar ajuda profissional. Há muito preconceito em relação à saúde mental. Ouvimos, ainda hoje, comentários pejorativos como: “Vá se tratar!”, como se isso fosse algo vergonhoso. A compreensão de que depressão não é fraqueza é fundamental para que as pessoas entendam que estão doentes e que precisam de ajuda para superar o transtorno.


Ao perceber os sintomas da doença, busque ajuda especializada. Ao perceber que alguém próximo possa estar com depressão, recomende tratamento. Não espere.


“Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.” Augusto Cury

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner pedrão 2018