banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Oncinhas do Refúgio Bela Vista da Itaipu já têm nome: Poty e Pytu
  Data/Hora: 14.out.2019 - 9h 52 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Filhotes poderão, no futuro, participar de um programa de reintrodução da espécie na natureza.

 

Da Assessoria - Fotos: Rubens Fraulini - Itaipu Binacional - Dentro de até dois anos, os filhotes de onça-pintada nascidos na Itaipu, recém-batizados de Poty e Pytu, poderão ser introduzidas na natureza. O anúncio foi feito pelo diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Carbonell, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, durante o batismo das oncinhas, realizado na tarde dessa sexta-feira (11), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu.

 

“Daqui a um ano faremos uma avaliação para saber se a reintrodução será possível. O futuro aponta nessa direção e nosso pessoal está focado nesse objetivo”, disse o general Silva e Luna. Carbonell reforçou que o processo é longo e bastante complicado, e que requer muitos testes e avaliações. “Estamos estudando, existem algumas possibilidades, mas o mais importante agora é fazer os testes genéticos e aguardar os resultados”, disse o diretor.

 

As duas oncinhas estão saudáveis e vivendo em cativeiro na companhia da mãe, Nena. O nome escolhido para a fêmea é Poty, que significa “flor” em avá-guarani; e o macho é Pytu, que, no mesmo idioma, significa “fôlego”. Os nomes foram escolhidos por meio de votação pelos alunos das escolas municipais Arnaldo Isidoro de Lima e Padre Luigi Salvucci, localizadas na Vila C, mesmo bairro do RBV. Como prêmio pela participação, cada escola recebeu três notebooks da Itaipu. 

 

A revelação dos nomes aconteceu em uma cerimônia com a presença das crianças, todas vestindo orelhinhas de onça. As oncinhas ganharam até mesmo uma certidão de nascimento, onde constam os nomes, número de microchip e as assinaturas dos diretores.

 

“Onde tem criança tem alegria, tem festa, tem esperança, tem semente de futuro. E envolver as crianças nesse tipo de ação é muito importante, porque se divertindo, brincando, elas vão aprendendo e criando uma mentalidade ligada à preservação da natureza. Isso interessa para todos nós”, disse Silva e Luna.

Ao longo de cinco semanas, de 10 de Setembro a 8 de Outubro, alunos e professores das escolas participantes fizeram visitas pedagógicas ao Refúgio Biológico, e votaram nas opções de nomes com a utilização de tablets. Foram pré-selecionados pela Diretoria da Coordenação três nomes para cada onça, sendo eles: Panambi (borboleta), Poty (flor) e Porã (bonita), para a fêmea, e Arandu (sábio), Marangatu (santo) e Pytu (fôlego), para o macho, sendo todas as opções no idioma Avá-Guarani.

 

Ao final, foram computados 1015 votos, e os nomes escolhidos foram Poty para a fêmea, com 688 votos, e Pytu para o macho, com 671 votos.

 

A princípio, a votação seria uma competição entre as escolas, com a premiação de cinco notebooks para a escola que tivesse o maior número de votos nos nomes vencedores. Devido ao engajamento e quantidade semelhante de votos das duas escolas, a Itaipu optou, portanto, em adquirir um notebook extra e dividir o prêmio igualmente entre as duas escolas, entregando três notebooks para cada uma.

 

Oncinhas

 

Nascidos nos dias 1º e 2 de junho de 2019, no RBV, da Itaipu, os dois filhotes de onça-pintada foram apresentados à imprensa no dia 27 de junho, data de aniversário de 35 anos do RBV. Durante a avaliação e sexagem dos filhotes, percebeu-se que a oncinha preta, melânica como a mãe (Nena), é fêmea; a outra oncinha, pintada como o pai (Valente), é macho.

Os filhotes devem permanecer junto da mãe por pelo menos até um ano de idade, mais ou menos. Depois disso, ainda não se sabe, mas é possível que esses animais sejam cedidos a outras instituições.

 

 

Por enquanto, a Itaipu se dedica à reprodução em cativeiro, para a formação de um banco genético vivo que permita, futuramente, fazer a reinserção desses animais na natureza. Essa reinserção vai envolver várias instituições. Para ter início, são necessárias boas matrizes. Os novos filhotes podem se tornar reprodutores e ajudar no processo de reintrodução das espécies nascidas em cativeiro.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner emprego