banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Legislativo Municipal rejeita proposta do Executivo de Terceirizar o Terminal Rodoviário... Leitura da LDO e LOA, superlota a Casa...
  Data/Hora: 3.dez.2019 - 12h 25 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Está todo mundo curioso para saber qual será o percentual que o Legislativo dará ao Chefe do Executivo para usar sem ter que passar pela aprovação da Câmara. Segundo informações extraoficiais, o cheque em branco que será dado este ano o manterá na rédea curta...

 

Por sete votos a um, o Legislativo Municipal de São Miguel do Iguaçu, rejeitou o Projeto de Lei 185/2019, que previa legalizar a exploração comercial dos espaços do Terminal Rodoviário. O único voto a favor foi do vereador Francisco Machado Motta, todos os demais votaram contra.

 

Ao justificar o seu voto, o vice-presidente, Professor Ari, lembrou que esse não é o momento adequado. “Acredito que uma boa reforma naquele Terminal se faz necessário com urgência. Temos ali ótimas salas que poderão ser utilizadas pelo poder público municipal”, justificou Ari.

 

O Legislativo, aliás, viveu ontem um dia diferente – tivemos duas sessões no mesmo dia. A primeira com casa cheia, superlotada, com o público disputando os mínimos espaços para se inteirar de cada palavra, de cada vírgula dos Projetos de Lei 112/2019 LDO e o 157/2019 LOA.

 

O primeiro LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária Anual, fixa despesas para o exercício de 2020 e o segundo, LOA – Lei Orçamentária Anual, estima à receita e fixa despesas para o exercício de 2020.

 

O interesse do público em lotar a sessão e acompanhar de perto os trabalhos é que “essa lei anual define as metas e prioridades do governo, ou seja, as obras e os serviços mais importantes a serem realizados no ano seguinte. A LDO estabelece as regras que deverão ser observadas na formulação do Projeto de Lei Orçamentária Anual para atingir as metas previstas no PPA na execução das ações. É elaborada pelo Poder Executivo e discutida, votada e aprovada pelo Legislativo.”

 

“A Lei Orçamentária autoriza o Executivo a gastar os recursos arrecadados para manter a administração, pagar os credores e fazer investimentos. A LOA materializa as diretrizes do direcionamento de gastos e despesas do governo, indicando qual será o orçamento público disponível para o próximo ano. A quantidade e a qualidade dos gastos e investimentos indicam qual o nível de prioridade em investir naquela área para que o plano estratégico alcance os resultados esperados.”

 

Não tivemos acesso aos valores – mas estima-se que o Orçamento para 2020, ultrapassará os R$ 120.000.000,00. A curiosidade maior é a respeito dos valores destinados a Saúde e Educação, tendo em vista que a Constituição fixa um valor mínimo destinado a essas duas áreas.    

 

Está todo mundo curioso também, para saber quais os valores que foram fixados como despesa para a revitalização do Campo do Comercial, tendo em vista que é um patrimônio municipal que está se deteriorando.

 

O Legislativo tem um papel fundamental – é de sua alçada a discussão, propor emendas, aprovar as propostas orçamentárias e depois, o mais importante – depois julgar e aprovar as contas...

 

Está todo mundo curioso para saber qual será o percentual que o Legislativo dará ao Chefe do Executivo para usar sem ter que passar pela aprovação da Câmara.

 

Segundo informações extraoficiais, o cheque em branco que será dado este ano ao prefeito o manterá na rédea curta, ou seja, dos atuais 30% (ele já sinalizou para a sua bancada que queria 40%) - mas, tudo indica que terá de se contentar com apenas 10%, ou menos. 

 

Confira tudo isso na próxima sessão ao vivo e a cores...

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani