banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Em noite festiva, JJ Duran recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná
  Data/Hora: 13.dez.2019 - 16h 5 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Texto: Miguel Portela - Fotos; João Guilherme Clos - A Câmara de Vereadores de Cascavel foi palco de uma noite memorável ontem (12). O jornalista e escritor Juan José Duran ou simplesmente JJ Duran, 90 anos , recebeu o Título de Cidadão Honorário do Paraná perante um plenário lotado de familiares, amigos, admiradores e autoridades. A honraria foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná e entregue pelo autor da proposição, o deputado estadual Marcio Pacheco (PDT).

 

 

“É uma grande honra poder entregar esse título ao JJ Duran, que tem uma história de vida fantástica. É uma pessoa merecedora do nosso maior respeito, um homem digno e coração de ouro. Apesar de todas as dificuldades na vida para criar os filhos, ele nunca perdeu o olhar crítico e humano ante as desigualdades sociais existentes ”, afirmou o deputado Pacheco, que presidiu a sessão solene.

 

A solenidade, que durou quase duas horas, se desenvolveu em um clima festivo, com discursos aclamados pela plateia e lágrimas soltas ou contidas. Tudo dentro do roteiro. Afinal, o ambiente que se estabeleceu era de festa e homenagem a JJ Duran.

 

 

“O Duran tem todo o meu respeito e gratidão porque dedicou a sua vida para alertar a sociedade sobre o abandono das crianças e as questões sociais. Ele mesmo deu exemplo, adotando e educando 17 crianças. É um exemplo que devemos seguir ‘, afirma o empresário Renato Silva, proprietário da Radio Colmeia e da Univel (Centro Universitário de Cascavel).

 

Outro amigo do homenageado, o ex-prefeito Salazar Barreiros também não poupou elogios a Duran. “Fico muito feliz de estar aqui hoje (12) porque nós estamos prestando essa homenagem em vida. Prestar a homenagem depois que a pessoa morre não representa muito. É bom lembrar dessa pessoa em vida. Assim, ela vai sentir que deixou um legado do bem, e o Duran e a Ana Maria (espoa) fizeram isso”, destaca Salazar Barreiros.

 

Outro que também enviou uma mensagem de agradecimento a Duran foi o secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, que na oportunidade foi representado pelo gerente do Escritório Regional de Cascavel, Renato Pedro de Souza.

Outro momento importante do evento, ocorreu quando a jornalista Rejane Martins fez a leitura do currículo do homenageado. A jornalista o comparou a uma alma “que aprendeu a amar a todos, com sotaque ou sem sotaque. De alma que ainda luta pela igualdade e pela paz”.

Depois de ouvir tantos depoimentos, o plenário virou o palco para JJ Duran. Emocionado, o argentino de coração “verde e amarelo” diz que o momento era de dever cumprido. “Nunca deixei de lutar contra as injustiças e a liberdade de expressão. Deus me fez compreender melhor o mundo. Por isso, é uma grande honra receber uma homenagem dessa envergadura. Estou muito emocionado e agradecido por minha família, os meus amigos e também ao deputado Pacheco que proporcionou tudo isso”, disse um Duran visivelmente emocionado.

 

Durante a sua fala, JJ Duran fez uma retrospectiva de sua trajetória, destacando o período de resistência aos governos militares na Argentina, família, prisão, exílio e até a chegada há quarenta anos em Cascavel, fugindo da repressão do país vizinho.

 

Aqui em solo paranaense, ele começou a construir uma nova página de sua história. Ele constituiu uma família, com dezesseis crianças adotadas e um filho biológico com a ex-enfermeira Ana Maria. A família cresceu. Hoje, o casal se encanta com os seis netos, até aqui.

 

Dentre as autoridades presentes à sessão solene, os ex-prefeitos de Cascavel, Fidelcino Tolentino, Salazar Barreiros e Edgar Bueno, o representante do prefeito atual, Leonaldo Paranhos, o secretário de Ação Social, Hudson Moreschi, o vereador Serginho Ribeiro (PDT), representando a Câmara Municipal, o presidente da Academia de Letras de Cascavel, Antônio de Jesus e o presidente da Associação dos Jornalistas de Cascavel, Wilson Riedlinger.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante