banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Projeto do Circuito Turístico Itaipu vai ser lançado em meados deste ano
  Data/Hora: 18.fev.2020 - 15h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

A Ideia é que o novo roteiro funcione junto com o Mercado Municipal, primeiro ponto de parada.

 

Da Assessoria - Fotos: Alexandre Marchetti - O que as Vilas A, B e C de Foz do Iguaçu têm a ver com turismo? Esses bairros, construídos para abrigar moradores na época da construção da usina de Itaipu, estão intrinsecamente ligados à grande efervescência que a cidade viveu em decorrência da gigantesca obra. E essa história agora será resgatada com o Circuito Turístico Itaipu, uma espécie de city tour com roteiro histórico-cultural, que vai levar moradores e turistas a uma grande viagem ao passado.

 

O projeto básico, elaborado pela Comunicação Social de Itaipu, que também é responsável pelo Turismo da usina, foi aprovado pelo diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna. “Apostamos no setor, vocação natural da cidade, como um grande vetor de desenvolvimento regional. Essa é uma história que merece ser contada e conhecida tanto pelos moradores como pelos turistas que visitam a fronteira”, ressalta

 

A ideia é elaborar um estudo técnico e abrir licitação para a concorrência em meados deste ano, para que a operação tenha início em 2021, de preferência junto com a entrega do Mercado Municipal.   

 

A criação de um novo roteiro de turismo, como opção de passeio histórico-cultural, se soma aos passeios já explorados dentro da usina, mas sem estar conectado diretamente ao Complexo Turístico Itaipu. Mas será possível, a quem fizer o roteiro, desembarcar no Centro de Recepção de Visitantes da usina e, ali, escolher um dos passeios do Complexo Turístico.

 

O que é o circuito

O novo circuito será por um trajeto pré-definido, operado com regularidade, que terá saída do futuro Mercado Municipal, com inauguração prevista para janeiro de 2021. O ônibus sairá da Avenida Araucária e passará por pontos de interesse, como o antigo Floresta Clube (hoje Instituto Federal do Paraná), Colégio Anglo Americano, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Centro Executivo de Itaipu, Gramadão, Ecomuseu e Centro de Recepção de Visitantes da usina.

 

Ao passar por esses locais, a história vai sendo contada, de forma interativa e lúdica. Serão utilizados, para isso, recursos tecnológicos que possam trazer à atualidade sons e imagens da época. Maquetes mostrarão como eram alguns locais antes das transformações que ocorreram ao longo dos anos. O HMCC, por exemplo, nasceu humilde, feito de madeira, e por isso tinha o nome de Hospital Madeirinha. Isso estará representado em uma maquete que reproduzirá o prédio daquela época. O mesmo ocorrerá no Mercado Municipal, onde funcionava a Cobal, armazém do governo onde se abasteciam as famílias de trabalhadores da usina. Gente que vinha de todas as partes do País, com diferentes sotaques e costumes.

 

As vilas

As vilas A, B e C foram criadas para receber os barrageiros que construíram a usina, que no pico da obra chegou a um total de 40 mil pessoas. Hoje, depois de tantas mudanças, eles e suas histórias muitas vezes estão esquecidos pelos moradores e visitantes. A intenção é que o circuito, por meio de uma narrativa bem estruturada, com base em pesquisa histórica e na tematização especial, possa se transformar numa boa opção de passeio na cidade, que não apresenta grande variedade de atrativos de natureza histórico-cultural.

 

Objetivos

O que era Foz do Iguaçu antes de Itaipu? O que representou a vinda de tanta gente para construir aquela que, à época, seria a maior hidrelétrica do mundo? O resgate histórico permitirá que o passageiro faça uma viagem à década de 1970, quando Foz do Iguaçu ainda era uma cidade pequena, de não mais que 30 mil habitantes, que precisou ser modificada e preparada para receber milhares de trabalhadores de todas as partes do país.

 

O circuito também tem como proposta o estreitamento de vínculos por meio da valorização da história e das pessoas que construíram Itaipu, além de despertar o sentimento de pertencimento nos filhos e netos desses trabalhadores que aqui fincaram raízes e fizeram suas vidas. Outro foco é a preservação do patrimônio intangível, memória e história. “Não temos dúvidas de que esse atrativo será um grande legado para a população de Foz que merece ter resgatada, preservada e multiplicada sua história”, diz Silva e Luna.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, quase 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani