banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Prefeitura de Foz do Iguaçu inclui aplicativo desenvolvido pela Unioeste e PTI nas ações de combate ao coronavírus
  Data/Hora: 3.abr.2020 - 20h 14 - Categoria: Foz do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar
Desenvolvido de forma voluntária, o app estará disponível na próxima semana e deve beneficiar agentes de saúde e a população
 
 
Da Assessoria - Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), iniciativas que apresentaram bons resultados merecem ser replicadas. Inspirado pelas experiências tecnológicas exitosas de países como a Coreia do Sul, Singapura e Taiwan, o Prof. Me. Antonio Marcos M Hachisuca, do curso de Ciência da Computação da Unioeste Foz do Iguaçu, mobilizou voluntários de diferentes instituições para colocar em prática o aplicativo CovidPR, que atua com foco no monitoramento de pessoas. O app foi apresentado na última quinta-feira, 02, para o vice-prefeito e secretário de saúde de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, que incluiu a tecnologia entre as ações de enfrentamento ao Covid-19 implantadas pela prefeitura.
 
A demonstração da ferramenta aconteceu após um período de trabalho intenso de desenvolvimento, que contou com a atuação voluntária de colaboradores de diferentes áreas do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), os proprietários da empresa STAC – incubada no PTI-BR, estudantes e egressos da Unioeste, além de representantes da Prefeitura. O PTI também disponibilizou a infraestrutura do Data Center Tércio Parcitti para hospedar a solução. 
 
Bobato avaliou de forma positiva o projeto e garantiu que após alguns ajustes, o sistema deverá otimizar as práticas já adotadas pela administração municipal como a distribuição dos boletins e notícias oficiais através do app. O secretário e vice-prefeito afirmou ainda que mapeamento georreferenciado contribuirá com os dados que compõem o mapa do calor, que monitora o avanço do coronavírus no município.
 
A previsão é que o app esteja disponível para os sistemas iOS e Android na próxima semana.
 
Sobre o CovidPR
 
Adaptado às necessidades locais, o software poderá ser utilizado por agentes de saúde como uma ferramenta de apoio, possibilitando o acompanhamento remoto dos sintomas das pessoas que utilizarem o app, incluindo recomendações sobre a necessidade de encaminhamento ao hospital ou quarentena domiciliar.
 
O CovidPR também pretende atuar como um canal de comunicação direto com a população – fornecendo informações oficiais e evitando a disseminação de notícias falsas (fake news) sobre o tema. Além disso, apresenta funcionalidades como autoavaliação diária – a partir do preenchimento de um questionário, georreferenciamento e localização no mapa de casos suspeitos – identificando os locais com maior risco de acordo com os sintomas informados no cadastro. 
 
PTI no enfrentamento ao coronavírus
 
O ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu está empenhado na busca por soluções que minimizem os impactos negativos da pandemia causada pelo COVID-19. Confira algumas ações em andamento: 
 
 
 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Banner pedrão 2018