banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Saúde, pesquisas e valores
  Data/Hora: 7.set.2020 - 2h 10 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Por Rosita Fonteles, 

  

Em agosto de 2020, Fernando Bedeti, com seus 25 anos de repórter da saúde, entrevista o Dr. José de Felippe, oncologista, professor de medicina com mais de 50 anos de experiência.(Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=157NwHZrU7I).    

 

Nessa entrevista O Dr. Felippe fez algumas declarações que considerei de extrema importância na atual conjuntura da saúde global. Ele entende que a mídia está fazendo terrorismo com a população em torno dessa pandemia. Em suas palavras a pandemia é "algo muito bem orquestrado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) pra aterrorizar o mundo". Comenta sobre um estudo alemão, que foi noticiado pela rede globo como fake, no entanto ele disse que leu o artigo e que não é fake.   

 

Aporta que um estudo realizado nos Estados Unidos com a vacina H1N1 aponta que o grupo que tomou a vacina pegou mais covid que o grupo que não tomou, 30 % a mais. Dr. Angel Ruiz-Valdepeñas, da Espanha, no seminário, Medicos por la verdad, pede mais pesquisas sobre o corona vírus por se tratar de um padrão tóxico cruzado e não simplesmente infeccioso. Solicita para que estudos vejam inclusive se não existe alguma influência da vacina antigripal nessa pandemia. (Veja em: https://www.youtube.com/watch?v=GHHhHBNqaCM - Parte 2).   

 

É provável que em 2015 a vacina dTpa, que foi incluída no calendário de vacinação das gestantes em 2014, para evitar a coqueluche nos bebês, tenha resultado na microcefalia em mais de 3000 crianças no Brasil, fora o número de mortos. No entanto as autoridades declaram que a causa da microcefalia foi o Zika Vírus.   

 

De acordo com o Ministério da saúde, veja em:  https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/23254-cdc-reconhece-relacao-do-virus-zika-e-microcefalia , as evidências consideradas foram " vermelhidão na pele durante o primeiro trimestre da gravidez – que é um dos sintomas da Zika - em grande parte das mulheres            que tiveram bebês com microcefalia".  Entretanto esses podem ser também os efeitos colaterais da vacina dTpa, que sendo aplicada no primeiro trimestre de gravidez pode causar microcefalia. Quanto aos estudos, declarado pelo ministério da saúde, que comprovam que a causa foi o Zika vírus.  Quais são? Onde estão? Como foram realizados? Temos o direito de saber e o dever de conferir a veracidade das informações.   

 

"Qual a importância da hesitação vacinal na queda das coberturas vacinais no Brasil?", é um estudo publicado pela revista de saúde pública (veja em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v52/pt_0034-8910-rsp-52-87872018052001199.pdf). Hesitação vacinal é o atraso em aceitar ou a recusa das vacinas dos serviços de saúde. Esse trabalho enfoca a queda das coberturas vacinais observadas a partir de 2016. Terá sido por conta do surto de microcefalia de 2015 e a suspeita de que o problema tenha sido provocado por uma vacina? O medo tem uma função boa, que é de nos proteger, mas precisamos de informações confiáveis, de conhecimento para vencer o medo e nos protegermos com segurança e sabedoria.  

 

Dr. Felippe também fala sobre a falta de humilde das autoridades quando recusaram tratamentos do covid que estavam dando certo e apela para o bom senso. Acredita que se tivessem continuado com tratamentos que estavam dando certo no início dessa "pandemia" teriam evitado muitas mortes. Entende que faltou humildade das autoridades pra aprender com quem sabe, com experiências que estavam dando certo, que a arrogância das autoridades impediu o aprendizado e se lamenta por não ter falado antes. Talvez o mesmo tenha acontecido em 2015, na época do surto de microcefalia, se tivéssemos falado de nossas suspeitas sobre a vacina e esclarecido poderíamos ter evitado muitos problemas.  

 

Se o povo não se unir, não falar e procurar mostrar a verdade muitas vidas podem continuar se perdendo e poderemos colher frutos ainda mais azedos dessa omissão no futuro. Os "medicos por la verdad" estão fazendo a parte deles, veja em:  https://www.youtube.com/watch?v=aiD4fxY9ujA. Está em espanhol, mas em português temos a matéria "Médicos se unem e dão outro enfoque a "Pandemia"", em: https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/medicos-se-unem-e-dao-outro-enfoque-a-pandemia-184612.   

 

Ciência é "o conhecimento atento e profundo de algo" e quando se fala em artigos científicos se entende que se trata de informações verídicas, confiáveis. No entanto, hoje, no Google acadêmicos talvés exista uma grande quantidade de artigos científicos pautados em informação fornecida por autoridades, como o ministério da saúde, que declarou o Zika vírus como a causa do surto de microcefalia em 2015. Onde podemos confirmar essa informação? E se não confirmarmos as informações através de estudos sérios e transparentes sobre o que ocorre hoje, nessa pandemia, como serão os artigos sobre esse tema futuramente? Em que estamos transformando a ciência?   

 

Sou Rosita Capelo Fonteles e faço parte da equipe pedagógica do programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola (https://www.cincominutosdevalores.org/). Desde 2008 trabalhamos e disponibilizamos gratuitamente material didático para o desenvolvimento de valores como: honestidade, respeito, responsabilidade, compromisso, humildade, justiça, gratidão, entre outros. Apesar de nossos esforços observo que muito ainda precisa ser feito pela educação em valores. Entretanto entendo que o mais importante no momento é procurar saber e divulgar o que está acontecendo. Juntos podemos mais, ajude a salvar vidas através da verdade, colabore um pouco mais.  

 

Antecipadamente agradeço 

 

Rosita   

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante