banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Um planalto de Covid-19
  Data/Hora: 15.set.2020 - 12h 27 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno, 

 

No final de julho eu escrevi um artigo apostando no fim do longo platô de mortes que estávamos, na verdade, foi um planalto de médias de mortes por Covid-19. Na maioria dos países, as mortes por Covid-19 segue uma exponencial que vai mudando a razão até inverter, como uma montanha, ficando um tempo neste platô para, então, passar a cair também em uma exponencial, ou seja, rapidamente no início e, depois, lentamente.

 

Isso acontece porque os governantes dos países, quando percebem que realmente é uma explosão exponencial, entram em pânico e fazem o “lockdown” rigoroso, multando e até prendendo os rebeldes. E, além do distanciamento social, usam máscaras e alcool-gel responsavelmente. Mas, no Brasil, o governo federal ficou catatônico, preso em um negacionismo inacreditável. Afirmaram que acabaria em um mês e não morreriam mais que 800 pessoas e somente os muito velhos e que, talvez, pensaram, morreriam de qualquer jeito!

 

Uma rápida consulta nos Cartórios demonstra que estão morrendo pessoas que não morreriam. Veja, como os cartórios demoram para atualizar e disponibilizar seus dados, pelo acompanhamento que tenho feito, estabeleci a Data Inicial em 16/03/2020, quando ocorreu a primeira morte por Covid-19, até a Data Final em 15/07/2020, e usando o mesmo período para o ano de 2019 para comparar.

 

Nesse período, em 2019, morreram 401.649 pessoas e, em 2020, 472.690, um aumento de 17,7%. Por Covid-19, morreram 78.683 pessoas, comparando com os mortos do ano passado, destes que morreram, 7.642 pessoas morreriam de outras causas, então, morreram 71.041 por Covid- 19 e que não morreriam se não houvesse a Covid-19. Ou seja, morreram por uma doença evitável, que sabemos como evitar, assim como fizeram a China, Itália, Espanha, França, Alemanha, Israel etc.

 

Aliás, Israel fará o segundo “lockdown”. E durante as festas judaicas, período em que as famílias reúnem-se em casa e nas sinagogas. E depois de impor um toque de recolher em cerca de 40 cidades. E o confinamento acontecerá Morreram até agora pouco mais de 1.100 pessoas. A Capital de São Paulo, que tem população semelhante, já morreram mais de 12.000 brasileiros.

 

O presidente poderia observar como faz a nação que ele tanto admira e finalmente fazer igual. Mas o que ele faz? Ele foi à Bahia e disse que os outros países estão reconhecendo que o Brasil foi um dos países que menos sofreram com a Covid-19 e graças às ações do governo. Alguém ainda duvida que ele sofra de catatonia?

 

O Brasil só não virou uma imensa Guayaquil porque os governadores e a maioria dos prefeitos decretaram uma quarentena voluntária para as pessoas, mas forçada para os estudantes, os comerciantes e os prestadores de serviço em 13 de março.

 

Pessoalmente, eu apelei aos parlamentares, jornalistas, juízes e membros da comunidade de Inteligência que nada fizeram e, lamento lembrar, o chefe da Inteligência do Exército morreu da doença que deveria ter alertado a Pátria. Fazer o que, continuar alertando o país enquanto o presidente e seus ministros procuram algum mico-leão dourado nas árvores da Amazônia incendiada!

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner emprego
Banner violência se limite
Bassani
Banner Einstein