banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
PRONAF SUSTENTÁVEL: Com apoio de Itaipu, ADEOP assina contrato com o MDA
  Data/Hora: 31.jul.2012 - 11h 56 - Categoria: Lindeiros  
 
 

O trabalho faz parte de uma nova fase do Pronaf Sustentável que irá garantir gratuitamente para 1.280 famílias, de sete municípios do oeste, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

 

Da Assessoria

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP), Sebastião Santana, assinou contrato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a execução da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos municípios de Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Ramilândia. O contrato firmado no valor de R$ 2.603. 411,35, também foi assinado pelo secretário Nacional da Agricultura Familiar, Laudemir Neves e será publicado, em breve, no Diário Oficial da União.

 

Por dois anos, renováveis por mais dois, os técnicos da ADEOP irão trabalhar com 1.280 famílias de agricultores familiares em atividades produtivas sustentáveis, por meio de ações individuais e grupais, o que proporcionará aos municípios a possibilidade de zerar o déficit de assistência técnica junto aos agricultores familiares. A meta será colocar à disposição do agricultor, dos sete municípios citados, o acompanhamento de um técnico que, por meio de novas tecnologias e orientações, dará suporte e irá planejar as atividades na propriedade para que o produtor obtenha maior rentabilidade e melhor qualidade de vida, produzindo muito mais alimentos.

 

De acordo com Sebastião Santana, é imprescindível ressaltar que a conquista da retomada de mais uma etapa de atividades deve-se ao empenho da Itaipu Binacional, que articulou, junto ao MDA, a proposta de trabalhar o projeto-piloto denominado Pronaf Sustentável na BP3 com 1.266 famílias que fazem parte da área de abrangência do Programa Cultivando Água Boa.

 

“O MDA nos repassou uma grande responsabilidade. Temos que mudar a vida do agricultor familiar. Se nós não conseguirmos isso, nós falharemos. A proposta é que ele tenha melhorias em sua propriedade e na sua produção e com isso aumente o ganho da família, com a perspectiva de continuar melhorando. Mas, talvez a grande mudança esteja no fato de que a propriedade será olhada como um todo”, destaca o secretário executivo da entidade, Elsidio Cavalcante, que está a frente da equipe de trabalho que irá desempenhar as atividades.

 

 

O que é o Pronaf Sustentável?

O projeto é uma ação do governo federal voltado à melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, tendo um olhar sistêmico na propriedade, que envolve as questões econômicas, sociais e ambientais, possibilitando ainda, o acesso ao crédito com juros acessíveis.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Banner Einstein