banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Itaipu e Conselho dos Lindeiros desenvolvem ação integrada com 55 municípios
  Data/Hora: 16.mar.2021 - 14h 54 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - João Vanderlei Eberhart - Iniciativa visa comemorar o Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março

 

O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, executado pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e pela Itaipu Binacional desenvolve uma ação com 55 municípios de atuação em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março, a Campanha Educativa Integrada de Educação Ambiental.

 

Todos os anos a data é lembrada com iniciativas de conscientização e educação. A gerente de Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Leila Alberton destaca que neste ano, o tema “Quem consome e separa de forma consciente, cuida da água e cuida da gente. Minha atitude faz a diferença”, a ênfase está no lançamento do jingle comum a todos os municípios, incentivando o cidadão a fazer a separação correta dos resíduos.

 

Complementando esta medida, por meio do convênio, 39 municípios vão receber um kit básico de som para instalação em caminhões da municipalidade ou associação de catadores de recicláveis. São municípios em que os veículos ainda não possuem o equipamento. Com isso, explica o coordenador do convênio pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, a área de abrangência da Itaipu terá o mesmo jingle promocional para coleta seletiva.

 

Na avaliação dos gestores, o jingle demonstra a unidade das associações de catadores de poder público da região no que tange ao trabalho de conscientização a respeito da coleta seletiva. “O jingle colabora para o fortalecimento da identidade dessa área, que executa um trabalho fundamental em Educação Ambiental”, diz Marcos Chaves, de Marechal Cândido Rondon.

 

O kit de equipamentos é composto por uma caixa automotiva, um super tweeter, um driver 100w, um rádio AM/FM, um alto falante, uma capa para o som e um amplificador.

 

Ainda para o Dia Mundial da Água, a Linha Ecológica está disponibilizando para as secretarias municipais de Educação várias sugestões de atividades práticas e vídeos com o tema ‘Consumo Consciente’. “Não podemos ter ações presenciais e com público, mas O Dia da Água  é uma das principais datas para quem trabalha com Educação Ambiental, e por essa razão não podíamos deixar passar em branco”, reforça Mauri Schneider. Durante o ano, a Linha Ecológica vai trabalhar com outras duas campanhas integrativas – na Semana do Meio Ambiente e Dia da Árvore.

 

Envolvimento

O convênio envolve, ainda, ações voltadas à cultura, como Rodas de Memória, Exposição Itinerante, atividades de arte e educação, campanhas educativas, oficinas de arte e até a produção de um livro.  Outra frente do convênio é a promoção de formações para públicos diversos, integrando outros convênios e públicos atendidos pela Itaipu. É o caso dos coordenadores e técnicos de convênios de Educação e Cidadania, também técnicos e catadores das UVR’s e agricultores.

 

Os jovens também têm espaço importante no Linha Ecológica. Pelo menos dois encontros de formações são realizados anualmente. Nesta edição do convênio, a novidade para esse público é que os municípios poderão ampliar o número de jovens atendidos, já que os processos formativos serão de curta duração para cada encontro.

 

Todo o trabalho formativo promovido por meio do Linha Ecológica tem certificação. Para os jovens é garantida pelo Instituto Federal Tecnológico do Paraná, enquanto da área da cultura é por meio da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila). Para os demais processos formativos, a certificação é feita pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Todas as instituições são parceiras e têm profissionais acompanhando as ações do convênio.

 

Linha Ecológica

O Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território faz parte do Programa de Educação Ambiental da ITAIPU Binacional e sua primeira edição foi formalizada com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros em 2002, envolvendo apenas os 16 municípios ribeirinhos ao Lago de ITAIPU. De lá para cá ampliou-se a área e público atendidos e também as ações realizadas. Atualmente, distribuídas em quatro grandes eixos, são contempladas 25 metas e 195 ações. No grupo de Gestores Municipais de Educação Ambiental há representantes das prefeituras e outras instituições.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante