outubro rosa

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Programa Regional de Governança apresenta relatório de ações e busca aporte financeiro
  Data/Hora: 20.set.2021 - 19h 10 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - João Vanderlei Eberhart A última reunião do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com a Itaipu Binacional e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), definiu e avaliou os avanços do ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’, sua viabilização financeira, implantação e, projetos e ações integradas estruturantes.

 

Além disso, também foi entregue o relatório das visitas aos 16 municípios lindeiros e reuniões com representantes das administrações municipais, câmaras de vereadores e associações comerciais para levantamento de demandas.

 

Dentre os destaques, o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, ressalta que foi externado à Itaipu Binacional sobre a necessidade de aporte financeiro. “A Seti manifestou que dará suporte, junto com a Fundação Araucária, a algumas das ações previstas”, destaca.

 

Reunião - Participaram da reunião, o assessor direto da Diretoria Geral de Itaipu, major Washington Vasconcelos Santana, diretor do Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, Davi Félix Schreiner e os professores José Ângelo Nicácio e Douglas Roesler. A Seti foi representada pelo coordenador de Ciência e Tecnologia, Marcos Aurélio Pelegrina e pelo assessor Paulo Schmidt. Pelo Conselho dos Lindeiros participaram, o presidente, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento e a diretora técnica, Sandra Finkler.

Aporte a projetos e governança

Conforme Trento, a Itaipu Binacional se posicionou positivamente sobre o aporte financeiro ficando estabelecido dois pontos focais, a Usina de Projetos e a implantação da governança regional.

 

A Unioeste contribuirá com a cedência dos professores José Ângelo Nicácio e Douglas Roesler, com 20h semanais para o desenvolvimento do Programa.  “Nos próximos dois meses serão definidos detalhes de convênios com a Seti e Itaipu Binacional para as ações a serem desenvolvidas pelos próximos dois anos”, frisa Heraldo Trento.

 

Conforme o representante da Coordenadoria Técnica da Seti, Paulo Schmidt, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já formalizou seu apoio à iniciativa por ter uma relação com a ação esperada em promover o trabalho das universiades para incentivo à parceria de desenvolvimento dos municípios e do Estado. “Assim que estiverem definidos os meios de governança e outros detalhes a Seti deve formalizar o apoio”, destaca

 

Atualmente há o apoio com o pleito de bolsa que os municípios fazem para contar com um quadro de técnicos nas várias atividades, conforme Paulo Schmidt.

 

Próximas ações

O professor José Ângelo Nicácio ressalta que haverá continuidade às ações com elaboração de um cronograma de atividades dos coordenadores, Itaipu, Programa Oeste em Desenvolvimento (Pod), Lindeiros, Unioeste e Seti.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner violência se limite
Banner Mirante
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios