banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Saúde Pública e os vícios de origem – um dos maiores desafios da Administração Motta / Rodrigues...
  Data/Hora: 5.out.2021 - 4h 48 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Só o fato de não terceirizar esse setor, significa um avanço de anos luz, em termos de combate a corrupção. O grande problema é que, até se livrar e limpar os vícios de origens não é fácil. A terceirização desse setor, já fez milionários e criou um sistema organizacional ao seu redor que culminou com diversas operações, prisões e condenações – mesmo assim...,

 

Ao ver a simplicidade, a honestidade e o carinho com que está se tratando o que é público, confesso que estou torcendo, lutando e dando ideias e sugestões para que a atual Administração Motta / Rodrigues, consiga marcar gols e mais gols de placa – aquela jogada bonita – como se diz na gíria do futebol.

 

Aquelas jogadas geniais que ficaram eternizadas entre Pelé, Pepe e Coutinho que encantaram o mundo, conseguindo inclusive parar até mesmo uma guerra entre nações para que todos pudessem assistir o astro Rei, Edson Arantes do Nascimento pelo Continente Africano. Se a nossa cidade é bem cuidada e bem administrada, todos nós lucramos com isto...

 

Por que digo isto? Ao visitar o face book, ontem (04), me deparei com uma postagem, onde alguém levanta suspeita sobre a atuação e o trabalho que a Secretaria de Saúde, Professora Eloni Conzati, vem realizando. É fato, e ninguém pode negar que na área de Saúde, precisamos melhorar, melhorar e muito.

 

Só o fato de não terceirizar esse setor, já é um avanço de anos luz, em termos de combate a corrupção. O grande problema é que, até se livrar e limpar os vícios de origens não é fácil. A terceirização desse setor, já fez milionários e criou um sistema organizacional ao seu redor que culminou com diversas operações, prisões e condenações – mesmo assim, todos estão soltos e livres para continuar atuando nos bastidores através de ‘laranjas’...

 

Como admitir por exemplo, numa região rica e produtiva como a nossa, um dos lugares mais promissores do mundo, abençoado por Deus com terra fértil, cercado de água e de verde por todos os lados, possa existir pessoas na fila há mais de quatro anos para realizar um exame, que hoje, graças ao avanço da ciência e da tecnologia, se faz com menos de cinco minutos?

 

 

Pasmem Senhores? Temos aqui, uma das maiores estruturas, um dos melhores Hospitais do mundo, e, no entanto, nossos filhos, nossos amigos não conseguem um atendimento neste local através de um dos melhores Sistema de Saúde do Mundo que é o SUS? Qualquer caso de urgência e emergência onde o paciente é alguém que não pode pagar, tem que ser colocado na maca e a Ambulância sair apitando e voando as pressas para outros centros... Por que isso? Por que isso...,

 

Precisamos agir, reagir e exigir, principalmente do Ministério Público e do Poder Judiciário, que todo e qualquer predador da área de saúde seja retirado, extirpado do seio social. Afinal, estamos falando de Vidas humanas que se perdem por aí e, muitos ainda dizem - "foi feita a vontade de Deus...".

 

Vejam o que a CPI está mostrando. Com o dedo, o braço e o cérebro de um parlamentar paranaense federal que já foi ministro da saúde em várias gestões, se montou uma Organização Criminosa. Em plena pandemia, eles estavam preocupados em negociar propina ao invés de vacina..., e com isso matando diretamente milhares de pessoas. 

 

Por que digo isto? Não vamos longe..., na última gestão, por exemplo, o verdadeiro gestor da saúde, caiu de para queda em São Miguel e, em questão de pouquíssimo tempo fez fortunas, montando uma estrutura organizacional que no final, desaguou em operações e prisões.  Ficou albergado pelo estado e vendo o sol nascer quadrado por pouco tempo, pagou Fiança de Um Milhão de Reais para responder o processo em liberdade..., e (...) ..., (Voltamos em breve a este assunto).

 

O que eu queria mesmo nessa matéria, é enaltecer o trabalho das mulheres na política, tanto local, como regional e a nível mundial. Vejam o exemplo da Ângela Merkel, eleita chanceler alemã pela União Democrata-Cristã, que governou a Alemanha desde 2005, descrita como a líder mais poderosa da União Europeia e do Mundo Livre, depois de 16 anos no poder, sai de cabeça erguida e pedindo união entre os atuais partidos para que o seu país continue crescendo e se fortalecendo.

 

Em nossa região, vemos o carisma, a simplicidade e a dedicação diária e pontual da prefeita Cleide Prates do vizinho município de Itaipulândia. Eleita e reeleita, anda na Rua entre Os Seus Eleitores e conhece praticamente toda a sua população pelo nome e sobrenome.

 

Quem está acompanhando a CPI da Covid no Senado Federal, deve estar vendo o show de competência das mulheres nessa investigação, entre elas a Simone Tebet, que está mostrando ao país e o mundo a aberração que existe há séculos nesse país, envolvendo este setor, chamado de Ministério da Saúde – que na verdade, é (..._)

 

Cito essas mulheres que são exemplos de dignidade para reforçar o esforço e a dedicação da Professora Eloni, na luta por melhores dias na área de saúde do nosso município. Essa questão do laboratório é uma grande preocupação da atual gestão. Existem muitas reclamações de que o laboratório não está prestando um serviço satisfatório e, inclusive, muitas dessas reclamações já estão registradas na ouvidoria.

 

O assunto realmente foi pauta da reunião do Conselho de Saúde e o Governo está analisando quais as medidas cabíveis que podem ser tomadas para resolver essa situação sem prejudicar o atendimento à população. “Não existe ninguém mais no mundo do que eu que quer ver este setor atendendo e deixando a nossa população satisfeita. Tem problemas? Sabemos que tem, mas aos poucos vamos resolver”, me dizia o prefeito Motta, na semana passada, quando estive por lá protocolando Projetos e dando sugestões.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante