banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Tião, o popular ‘Canivet’, completa 107 anos e vive há mais de 30 anos no Lar dos Idosos Dom Scalabrini
  Data/Hora: 18.nov.2021 - 10h 53 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Da Redação com Foto e informações da Rádio Jornal - O Lar dos Idosos Dom Scalabrini de São Miguel do Iguaçu comemorou de forma especial o aniversário de seu morador mais idoso: Sebastião da Silva, de 107 anos. “Seu Tião”, como é carinhosamente chamado, permanece com boa saúde e disposição.

 

Natural de Barra Mansa, no estado do Rio de Janeiro, ele conta que durante sua vida percorreu quatro estados, morando e trabalhando em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, além do seu estado de origem.

 

A maior parte da vida ele trabalhou na construção de estradas, e quando chegou à São Miguel do Iguaçu, acabou ficando e se estabeleceu.

 

O Tião, na verdade, na região da Cacic, onde viveu por muitos anos era conhecido como Canivet e um torcedor apaixonado pela equipe de futebol daquela comunidade. Sebastião da Silva, aportou em São Miguel do Iguaçu, no ano de 1949. Ele veio junto com a Família do seu Joaquim Teixeira, meu avô e do meu pai, seu Joaquim Ardino da Silva.

 

A construção de estradas que ele se refere no Paraná, é essa mesma que hoje conhecemos como BR-277. O último trecho que ele participou da construção junto com o meu pai, seu Joaquim Ardino da Silva, foi fazendo uma das partes mais difícil dessa estrada na época. O trecho entre a Serra do Mico, que na época passava pela antiga grutinha, até a curva na saída de São Miguel do Iguaçu – antiga Serraria São Pedro.

 

Meu pai contava que na época, ele tinha várias carroças que eram puxadas por burros. E os burros eram tão ensinados que transportavam as pedras do local onde eram detonadas até os aterros sem precisar de comando no percurso.

 

Na última vez que falei com o Tião, já faz um ano, a sua memória estava em dia – e para minha surpresa perguntou de todas as pessoas com as quais ele tinha convivido - vários deles já se encontram num outro plano.

 

Sua longevidade e a sua história de vida, deveria ser analisada com mais profundidade. É um pioneiro da gema que se tornou um pioneiro são-miguelense. Parabéns ao Lar dos Idosos Dom Scalabrini, por mais essa homenagem ao Tião.

 

“Em conversa com a reportagem da Rádio Jornal, Tião comenta que é muito bem cuidado no Lar dos Idosos e pretende continuar vivendo feliz enquanto Deus permitir”.

 

“O Presidente do Lar dos Idosos e Centro Promocional Dom Scalabrini, Luiz Carlos de Souza, comenta que Seu Tião continua sendo uma pessoa ativa e gosta de ajudar nas atividades do dia-a-dia”.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego