banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O Ano só está começando – que tal refletirmos sobre isso: “...Quantas são as prisões que nós mesmos inventamos?”
  Data/Hora: 20.jan.2022 - 4h 56 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Foto: Aliança Editorial - Por Ernani Leal, via redes sociais – (texto de Sheila Aguiar)

 

“... A melhor maneira de impedir que um prisioneiro escape, é garantir que ele nunca saiba que está numa prisão".

____ Fiodor Dostoievski

 

...Quantas são as prisões que nós mesmos inventamos? De quantas desejamos escapar? E de quantas conseguiremos? Mais um ano, uma nova chance de fazer tudo diferente, de aprender e não repetir os erros, eu sei, não é fácil.

 

Quando crianças desejamos ardentemente crescer, más depois que crescemos e nos vemos mergulhados no mar de problemas que a vida adulta trás, olhamos para o passado e desejamos ardentemente voltar no tempo. Nós lembramos dos anos detalhadamente, das fazes que vivenciamos, e até sorrimos do que um dia nos levou a chorar.

 

Olhando do lado de fora, e para dentro do que somos hoje, tudo o que queremos às vezes é dar um sentido final a nossa vida. Por que é tão difícil para nós seres humanos entendermos que o nosso caminho a trilhar é uma longa estrada? E que só paramos de andar por ela com a interrupção da nossa vida.

 

Uma estrada longa pode e deve ter muitas armadilhas, tipos de terrenos diferentes, elevações e descidas, e é assim a vida. Passamos por encruzilhadas onde devemos quando possível tomar a decisão certa. Muitas vezes, somos forçados à tomar uma decisão, por um motivo qualquer que foge da nossa compreensão e que nos impõe uma escolha, não podemos fechar os nossos olhos, para os fatos que nos cercam.

 

Tudo o que podemos fazer é parar um pouco para refletir sobre o que devemos fazer. Quanto mais alto alguém sobe na vida, mais alta será a sua queda se não souber fazer escolhas. As nossas escolhas nos levarão ao sucesso ou à queda. Entendo que para muitos olhar friamente algum acontecimento na sua vida, principalmente quando se trata de emoções, é uma coisa muito complicada.

 

Existem pessoas que se deixam levar pelas aparências, e acabam às vezes escolhendo o caminho da própria perdição. O fato é que o criador dotou o homem de inteligência bastante para desviar das pedras do seu caminho e pular as armadilhas. Para isso, precisamos adotar um comportamento um tanto frio e distante na resolução dos nossos problemas.

 

Às vezes olhar para eles como se não nos pertencessem. Como fazemos com nossos amigos, sempre temos um meio para resolver os problemas deles. Por que isso? Para o nosso cérebro estamos olhando pela janela, para dentro de um problema que não nos pertence. Então fica mais fácil saber qual caminho escolher.

 

Para ser feliz, ou pelo menos ter mais momentos de felicidade nesta vida é necessário estar ou pelo menos se sentir livre, que possamos refletir sobre esse texto e nos desvencilharmos de todas as nossas prisões internas e externas.

 

SHEILA AGUIAR

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Banner emprego