campanha dengue itaipulândia abril

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Dever e felicidade
  Data/Hora: 15.abr.2022 - 9h 54 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr,

 

O trabalho oferece diversas oportunidades de aprendizagens e crescimento pessoal. Tanto se aprende novos conhecimentos e competências, como também obriga ao polimento das relações humanas e da etiqueta social. Mas, nem sempre o ofício é revestido apenas de tarefas fáceis e prazerosas. Não raro, o dever nos chama e há a necessidade do cumprimento e da realização. Quem lida com o trabalho mexe com a obrigação. 

 

De maneira paradoxal, o modo como se encara o dever influencia na aceleração da aprendizagem e na lição. E, de forma derradeira, com a própria conquista da felicidade na existência. Os alunos que encaram o exercício com rebeldia costumam se atrasar no ensinamento. Há perda de tempos e recursos, com sobra de remorsos para aqueles que tinham potencial, mas pouco fizeram. Por outro lado, os que se adiantam nas lições e nas obrigações, conquistam a condição da satisfação interna e resultados externos que testemunham o progresso. É estar em dia com a consciência e com a paz interior. De atender sua missão de vida. O êxito profissional só se conquista pela senda do dever. Assim, a obrigação que, se bem entendida, transforma-se em etapa para a perfeição. 

 

Portanto, antes de reclamar da atribuição, agradeça pelas oportunidades que a vida oferece para o seu desenvolvimento e perfectibilidade. Memoráveis são as vitórias que vem por meio de obstáculos hercúleos. Apenas nos alcances mais impressionantes vem a atitude de aplaudir com satisfação.

 

Paulo Hayashi Jr - Doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante