banner dengue SMI

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Governo Municipal e Itaipu celebram convênio de mais de R$ 3,6mi para a comunidade indígena
  Data/Hora: 20.jun.2022 - 18h 42 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Itaipu Binacional firmaram um convênio no valor de R$ 3.614.100,00(três milhões, seiscentos e quatorze mil e cem reais) que será destinado para ações e investimentos na Comunidade Indígena Tekoha Ocoy, localizada no interior do município, nos próximos três anos. Esse é o maior convênio já celebrado nos 40 anos de existência da comunidade.

 

O valor será investido na aquisição de veículo; substituição da rede de abastecimento de água; aquisição de eletrodomésticos, móveis e utensílios para o Centro de Nutrição; construção de poço artesiano; cascalhamento de estradas; aquisição de sementes, ferramentas, materiais, insumos, equipamentos, mudas frutíferas e florestais; apoio a criação de aves; manutenção do trator e implementos agrícolas; repasse de alimentos e fornecimento de cestas básicas.

 

O convênio prevê ainda a contratação de técnico agropecuário, coordenador de artesanato e auxiliar administrativo para atuar junto à comunidade.

 

Na manhã desta segunda-feira, 20, a equipe gestora do convênio esteve reunida com representantes da comunidade indígena na sede da secretaria municipal de Planejamento para alinhar o Plano de Trabalho e os detalhes para a execução do convênio.

 

O secretário de Planejamento, Gunar Henrique Guedes, conta que o objetivo é apoiar a sustentabilidade da comunidade com ações para a melhoria da qualidade de vida. “O trabalho vai compreender a melhoria na infraestrutura, segurança alimentar e nutricional, fomento à produção agropecuária e promoção da cultura”.

 

Guedes destacou ainda que essas ações contemplam, acima de tudo, práticas que respeitam as especificidades socioculturais da etnia guarani e melhoram a qualidade de vida de 980 indígenas da comunidade.

 

Para o cacique Silvano Tupã, um momento feliz e importante para a comunidade. “Uma reinvindicação de toda a comunidade e que demonstra o cuidado do Governo Municipal e da Itaipu na preservação de nossa cultura”.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Bassani
Banner pedrão 2018