Banner itaipulândia julho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mente afim
  Data/Hora: 22.jul.2022 - 14h 47 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr.,

 

A todo momento a nossa mente reflete e recebe inúmeros pensamentos e ideias, tal como máquina a vapor que sempre está com gás. Legítimo dínamo do ser, a mente é usina íntima dos bons e maus conceitos, orientada sob o prisma da afinidade. Somos os responsáveis pela direção a seguir, seja em busca de nossa renovação, seja pelos caminhos menos desejáveis. Através dela, exercitamos o livre arbítrio e a capacidade de decidir com maturidade os passos seguintes. Conforme os acertos, somos recolhedores de nossas decisões passadas. O mesmo vale para os desajustes e escolhas errôneas. Assim, como lição de crescimento, colhemos aquilo que plantamos, mesmo que venha através de sugestões menos nobres de pessoas ainda em refazimento. 

 

Por isso, o cuidado com as companhias e também as leituras. Não seriam os livros companheiros de nossos pensamentos? Pessoas que andam com indivíduos bons tendem a seguir seus passos. E vice-versa. As companhias devem ser edificantes e dignas. Indivíduos alegres com pensamentos positivos e palavras amigas são sempre bem-vindos. Diferentemente daquele que apenas reclama ou que coloca o ego acima de tudo.

 

Em um mundo complexo, é vital que tenhamos consideração com o próximo e mais altruísmo ao invés de competição. De agir com integridade em todas as áreas da existência e de viver com ética e moral. Todavia, não podemos esquecer de proteger a nossa mente e as sugestões recebidas por ela. Sem isso, não se torna possível auferir boas escolhas e consequências.


Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner Mirante