banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Quociente de Inteligência Política
  Data/Hora: 1.ago.2022 - 7h 24 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Mario Eugenio Saturno, 

 

Há algumas semanas, Carlos Nobre, eleito em maio último como membro estrangeiro da Royal Society, e que fez carreira como climatologista no INPE, tornando-se o maior especialista em floresta amazônica, declarou que já conhecemos os caminhos e as soluções para ter um país melhor, agora, precisamos de vontade política!

 

Refleti sobre o nível intelectual de nossos políticos e cheguei à conclusão que o problema dos políticos não tem a ver com vontade, mas com falta de inteligência, tanto racional, quanto emocional. Por isso proponho criar o Quociente de Inteligência Política, QIP!

 

Inteligência, “intus legere” em latim, significa ler por dentro. É um conceito convergente com o pensamento de Sócrates e Platão, o cérebro interpreta as informações dos sentidos, traduzindo para símbolos, no mundo das ideias.

 

Quando, lá nos idos 1980 comecei a estudar Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos, tive contato com a Lógica na sua forma mais essencial, a linguagem de programação. As linguagens de computador não têm interpretações dúbias, não existe duplo sentido, tudo é muito bem definido. E para que um programa de computador funcione, raciocínio e criatividade são essenciais para a solução de problemas, sejam comerciais, industriais, agrícolas e científicos.

 

Ao tornar-me professor visitante do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA, fiquei animado a fazer o mestrado. Apesar de ser aprovado no ITA, resolvi inscrever-me no INPE mesmo, eu já era funcionário e facilitava, aparentemente. Durante o curso de Inteligência Artificial - IA, criei um neurônio artificial que empolgou o professor a querer que eu fosse para a disciplina dele. Mais tarde tornei-me professor de IA em Catanduva.

 

Eu mesmo me surpreendia com a simplicidade de um neurônio artificial, que era apenas uma equação senoidal e reconhecia padrões, como a vogal "a" contra as demais, sendo que bastava variar sistematicamente as constantes (peso) para encontrar a equação de cada neurônio em uma rede neural para resolver esse problema, e esse método é chamado treinamento.

 

Assim, pela minha experiência e conhecimento, defino inteligência simplesmente como sendo a capacidade de resolver problemas. A resolução de um problema inicia-se com o entendimento desse problema que chega ao cérebro por algum sentido, dos cinco que temos.

 

Dessa forma, a inteligência depende do conhecimento já adquirido, da velocidade do cérebro, da experiência, e das técnicas de análise e raciocínio. Platão escreveu diversos livros, tendo Sócrates como personagem principal, cuja finalidade era apresentar conceitos e treinar o cérebro para pensar simples, mais rápido e melhor.

 

Nossos políticos, em geral, têm pouco conhecimento sobre democracia, macro-economia, relações internacionais, tecnologia e educação. Sem saber analisar, usam mais a emoção que a razão, o que resuta em diagnóstico errado dos problemas nacionais e, depois, planejam equivocadamente o uso dos recursos disponíveis para tornar nossa nação grande. Ou seja, falta QIP aos nossos deputados e senadores. Então, vote no melhor, no que some e multiplique.

 

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Bassani