banner dengue SMI

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Falando Sério
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  SICOOB
  SINSMI
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Bruno Peron
Cultura
Inácio Dantas
João Maria
Miss Paraná
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Berço certo
  Data/Hora: 5.ago.2022 - 11h 55 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr.,

 

A história do indivíduo não começa no berço, tampouco termina no túmulo. Caso contrário, seria o mundo uma grande injustiça. Se há justiça divina é devido a necessidade de refazimento e reparação quando se erra, o perdão para quando se magoa, a reunião para novas ocasiões. Apenas a continuidade da vida em outras oportunidades pode oferecer tal correção.

 

O berço nascente é a oportunidade encontrada para que corações queridos ou não se reencontrem. As lições falhas de ontem são as preciosas aprendizagens de hoje. O acúmulo da aprendizagem e da experiência que aprimora o indivíduo são coletadas em singulares oportunidades e o caminho do progresso se torna mandatório. Apenas com as novas chances a vida se coaduna com o progresso e o avanço em conjunto com o universo. Avançar sob as próprias rachaduras é ter a esperança de que Deus é bondoso e piedoso, tal como professor disciplinado e rigoroso que não esquece as lições. Tampouco, deixa de oferecer outras maneiras de ensinar o conteúdo. Aprender e amar, reparar e progredir são alguns dos verbos que o berço oferece sem esquecer da responsabilidade e do peso do livre arbítrio. 

 

Somos livres para escolher, mas responsáveis pelas consequências. Tal qual alunado que escolhe as direções, mas sem se eximir das imposições das decisões. É através dos erros e acertos, refazimentos e reflexões que há o acúmulo do conhecimento que pavimenta a luz interior. A sabedoria e a perfeição vêm com o tempo que jamais se desperdiça.

 

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp. 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Einstein
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante