banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
SEGURANÇA ALIMENTAR - uma preocupação não só da ONU – mas de todos nós, em especial do Agro, afirma o empresário Jaime Zorzetto
  Data/Hora: 1.set.2022 - 9h 20 - Categoria: Brasil  
 
 
clique para ampliar

Fotos ilustrativas - Divulgação/Internet - Dados da CONAB, mostram que o Agro aumentou a produção de grão no país em mais de 700% nos últimos 50 Anos, lembra Jaime - E tudo isso é fruto de muito trabalho em pesquisa, investimentos feitos pelos nossos produtores agrícolas, cuja vocação é produzir, nutrir, alimentar”, pondera Zorzetto.

 

Tem certas coisas que só podemos realmente avaliar e opinar a respeito, se inteirando e dialogando com todos os setores envolvidos na questão. É incontestável que hoje uma das maiores preocupações, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento, tem sido a segurança alimentar no mundo. A própria ONU, recentemente se manifestou a respeito, deixando claro inclusive, que vê o Brasil com um grande potencial para a solução dessa equação.

 

Dados da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), por exemplo, nos mostra que a produção de grãos no país teve um salto de 700% em 46 anos. “E tudo isso é fruto de muito trabalho em pesquisa, investimentos feitos pelos nossos produtores agrícolas, cuja vocação é produzir, nutrir, alimentar”, pondera Jaime Zorzetto, Diretor proprietário do Grupo DISAM – ressaltando que, essa história de que o Agro não se preocupa com a natureza e destrói o meio ambiente – não condiz com a verdade -” precisamos desmistificar isso”, citando em seguida dados oficiais do último Censo feito pelo IBGE.  

 

“Os dados do Cadastro Rural Ambiental (CAR) do último Censo feito pelo IBGE, mostram que 1/3 das áreas preservadas do Brasil são de propriedades particulares; são mais de 282 milhões de hectares; isso equivale a 4 vezes o território da França ou 33,2% do nosso território”, afirma.

 

“Essa questão da segurança alimentar, é algo que preocupa todos nós, afinal, como podemos viver em paz sabendo que milhares de pessoas passam fome e não tem um teto para morar?”, se pergunta – acrescentando que, “não estou falando por mim que graças à Deus só tenho que agradecer. Sei que ainda posso fazer muito mais investindo nesse setor do qual faço parte”.  

 

Segundo ele, o foco do setor agropecuário, realmente é a produção – mas, sem perder de vista as questões sociais. “Me lembro que em 2020, uma pesquisa feita pelo IPEA, revelou que cerca de 220 mil pessoas, vivem em situação de rua no Brasil. Isso equivale a cerca de 0,1% da população total do país”, ressaltando ainda que “dados recentes divulgados pela ONU, estima-se que nada menos que 150 milhões de pessoas ou 2% da população mundial não tem onde morar e passam fome”.

 

Depois destas ponderações, nos disse que uma das grandes preocupações hoje do setor é sobre a tese do marco temporal, que em síntese, pretende restringir as demarcações de terras indígenas apenas àquelas áreas que estivessem sob a posse comprovada dos povos originários em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da atual Constituição. Tese esta que contrasta com o pensamento Indigenato, que reconhece os direitos indígenas como originários, ou seja, anteriores ao próprio Estado.   

 

A votação que deveria ocorrer no Supremo, no dia 23 de junho, sobre o chamado marco temporal, que pode mudar o entendimento sobre demarcações de terras indígenas no Brasil, tinha sido adiada em setembro de 2021, depois do ministro Alexandre de Moraes pedir vistas. A votação está empatada em 1×1, com o relator Edson Fachin posicionando-se contra a tese, e Kassio Nunes Marques, a favor dela.

 

Dados do IBGE de 1998, revelou que 302.888 índios vivem hoje no Brasil nas Terras Indígenas, num país que tem 215 milhões de habitantes. “Lembro esses números com o intuito de fazer um comparativo e procurando ser o mais justo possível com todas as pessoas desse país, tendo em vista que hoje já temos cerca de 14% do território nacional demarcado como terras indígenas. Caso prevaleça o voto do Ministro Fachin sobre o Marco Temporal que está tramitando no STF, vamos ter mais 14%% do nosso território demarcado como terras indígenas. Isso é justo?”, se pergunta Zorzetto.

 

Esta votação a que se refere o empresário é do Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365, que definirá o futuro da demarcação das terras indígenas em todo o país – e que teve a sua votação adiada pela 3ª vez no Supremo Tribunal Federal (STF).

   

 

 

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner emprego