banner itaipulândia junho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Luciana intermedia audiência de famílias atingidas com governo do estado
  Data/Hora: 7.fev.2023 - 8h 51 - Categoria: Politica  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Thea Tavares Curitiba - Com a instalação e operação da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu, famílias de agricultores de Capitão Leônidas Marques, Capanema, Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Planalto ainda brigam pela garantia de direitos essenciais, como indenização das áreas atingidas, regularização fundiária, melhoria das estradas, acesso a linhas de crédito, dificultada pelas enchentes e alagamentos constantes na região, que impedem a cobertura de seguro às propriedades, acesso à saúde, entre outras condicionantes para que a usina entrasse em funcionamento.

 

A usina encontra-se em atividade e as famílias reclamam condições de sobrevivência e de viabilidade na atividade agrícola nessas áreas também atingidas pela implantação da hidrelétrica no Baixo Iguaçu. Algumas famílias não conseguiram, inclusive, o reconhecimento do Instituto Água e Terra (IAT) e do consórcio que gerencia a usina de que se enquadram nos critérios previstos no termo de acordo para serem consideradas atingidas pela barragem local.

 

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) intermediou, nesta segunda-feira (06), uma audiência das entidades e lideranças que representam as famílias atingidas com o diretor-geral da Casa Civil do governo do Estado, Luciano Borges. Também participaram do encontro lideranças políticas, vereadores, gestores municipais, representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), dirigentes das entidades ligadas à agricultura familiar e assessores do mandato parlamentar do deputado estadual Artagão Júnior (PSD) e da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).

 

 

O diretor-geral da Casa Civil ficou de encaminhar a pauta de reivindicação das famílias do Baixo Iguaçu sobre o plano de desenvolvimento da região para o departamento de políticas públicas, a fim de analisar as pendências e dar um retorno sobre essa avaliação nas próximas semanas. Também ficou de encaminhar ao órgão ambiental as demandas específicas dos casos negados anteriormente.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner Exposição
Banner Mirante
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner emprego
Banner pedrão 2018