banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Pesquisadores da UNILA estudam Cannabis medicinal como opção de tratamento da osteoartrite
  Data/Hora: 22.mar.2023 - 10h 8 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - Estudo clínico randomizado controlado vai avaliar se substância é capaz de atenuar os sintomas de dor e inflamação em pacientes portadores da doença crônica

 

O Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica (LCP) da UNILA está iniciando mais uma pesquisa para verificar o potencial medicinal da Cannabis. Desta vez, os pesquisadores querem analisar os efeitos do extrato de Cannabis sobre a dor em pacientes diagnosticados com osteoartrite dos joelhos, uma doença crônica de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular.


Para o estudo clínico, foram selecionadas 45 pessoas diagnosticadas com osteoartrite, de Foz do Iguaçu e região. “Serão 90 dias de tratamento com óleo de Cannabis medicinal buscando a diminuição dos sintomas de dor, pois este produto possui características analgésicas. Os pacientes terão a fase de triagem com um médico, para verificar se serão incluídos na pesquisa. Depois, os selecionados terão mais quatro encontros, para acompanhamento e avaliação”, explicou o coordenador da pesquisa, professor Francisney Nascimento.

Os selecionados serão distribuídos em três grupos: um grupo que vai receber placebo, um segundo grupo que vai receber uma dose mais alta de Cannabis medicinal e o terceiro grupo que irá receber uma dose mais baixa do medicamento. Todos os integrantes da pesquisa vão continuar o tratamento convencional para osteoartrite, que inclui medidas não farmacológicas como fisioterapia, atividade física e acupuntura; e o tratamento farmacológico, que geralmente é feito com anti-inflamatórios, corticosteroides intra-articulares e nutracêuticos, entre outros.

Conforme Nascimento, já há relatos de pacientes e médicos que sugerem que a Cannabis possa ser uma alternativa para tratar a dor causada pela osteoartrite. Porém, ainda não há evidência clínica para embasar este tratamento. “A Cannabis sativa possui mais de uma centena de substâncias chamadas fitocanabinoides, sendo os mais importantes o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). Estes dois apresentam uma série de efeitos farmacológicos quando utilizados em conjunto ou de forma isolada. A ação analgésica e anti-inflamatória é uma das mais importantes dessas substâncias”, relatou.

O Projeto Canoa (Cannabis Medicinal para Osteoartrite de Joelhos) foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 59961522.6.0000.0107). Além do professor Nascimento, integram o projeto Osvaldo Haider (médico reumatologista), Andrés Mojoli (pós-doutorando), Priscila Mazzini (doutoranda), Fernando Santos (estatístico), e os estudantes de graduação Iara Florentino (Farmácia), Emanuelly Krefta (Biomedicina), Maria Victoria Luz (Biomedicina), Yasmin Fakih (Saúde Coletiva) e Ruben Ocampo (Saúde Coletiva).


 

Foto - Pacientes com osteoartrite de Foz do Iguaçu e região passarão por tratamento de 90 dias com óleo de Cannabis 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Einstein
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante