banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Ainda há uma vaga a ser preenchida no Conselho da Itaipu – Requião, no meu ponto de vista deveria aceitar...
  Data/Hora: 7.abr.2023 - 6h 28 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

O ex-governador Roberto Requião de Melo e Silva, apesar da pouca idade, temos que admitir que já é um jovem/adulto com uma mentalidade muito acima do nosso tempo. Raciocínio rápido, está sempre antenado e preocupado em procurar resolver os problemas que envolve a humanidade como um todo.

 

Como governador, foi disparadamente um dos melhores que o nosso Estado já conheceu; como senador da República elevou o sarrafo da dignidade no mais alto patamar. O que faltou para ser presidente da República e por que não foi eleito governador, novamente no último pleito?

 

Sobre a presidência da república, a mesma pergunta poderíamos fazer para o nosso saudoso Leonel de Moura Brizola e a resposta virá com as mesmas cores, onde as forças do capital estruturado e o latifúndio enraizado desde o tempo do Brasil colônia, continua fazendo deste país o quintal do império americano, com seus “mouros” da vida entregando as nossas divisas...

 

Como assim? Sim! Brizola sempre falou a verdade e batia forte na Globo que nasceu, cresceu e se fortaleceu com o golpe militar de 1964 e com o compromisso de fazer disso uma espécie de “pinico cultural” para acomodar o capital selvagem e sem pátria. E nessa patifaria toda se criou vermes e mais vermes com a vestimenta de “patriotas” criando, principalmente entre os mais velhos, verdadeiros quintais de “idiotas”.

 

No último pleito, Requião foi defenestrado e foi para a disputa sem o seu velho MDB de Guerra, que fundou e com ele levou desenvolvimento e qualidade de vida para todo o Estado. E o mais importante, fez tudo isso valorizando o patrimônio público, como a Sanepar, a Copel e não se dobrando para os cartéis que, em boa parte andam de mãos dadas com o Crime Organizado.

 

Não vou aqui me alongar em citar tudo o que Requião fez pelo nosso Estado – mas não tenho como não lembrar do livro de FILOSOFIA para o Ensino Médio, lançado no seu Governo. “Esse Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e de saberes da professora e do professor, para criar um livro público acessível e uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento”, dizia o seu irmão, Maurício Requião de Mello e Silva, Secretário de Estado da Educação, na época.

 

Aliás, já que estamos falando em Educação, está ai uma ótima dica para o Ministro Camilo Santana – reeditar este livro a nível nacional e com isso, refazer essa maldade que o Temer e seus asseclas fizeram com a Educação no país com esse Ensino Médio que privilegia o TER e não dá a mínima para o SER...

 

Por que digo que o Requião deveria aceitar esse cargo? Em primeiro lugar pela sua competência e experiência; em segundo lugar, para aproveitar poder estar se reunindo periodicamente com os demais Conselheiros já nomeados pelo presidente Lula, que é bom que se diga, todos de altíssimo nível. E, entre uma reunião e outra, Requião poderá aproveitar as oportunidades para dar os seus pitacos e puxões de orelhas para orientar a tropa e fazer a locomotiva deslanchar e ajudar os que mais necessitam de apoio governamental.

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou na última quinta-feira (6), cinco membros do Conselho de Administração da Itaipu Binacional e o representante do Ministério das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Luiz Iecker Vieira. Os novos conselheiros são os ministros Alexandre Silveira de Oliveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e Rui Costa dos Santos (Casa Civil) e Michele Caputo Neto.

 

E a Globo mudou ou ainda continua trocando e colocando quem eles querem para comandar e mandar na Faria Lima? Mudou! Uma pena que perdemos Glória Maria – mas ainda temos Natuza Neri, Míriam Leitão, Cesar Trali e outros bons nomes, inclusive na nossa região, cujo jornalismo tem sido exemplar – mostrando e se preocupando com o que acontece nas comunidades locais e regionais.

 

Falando em comunicação, com urgência, urgentíssima, o presidente Lula deve valorizar as mídias independentes, como o “Brasil 247”, “Ópera Mundi”, “O É da Coisa”, “O Blog do Conde”, entre outros cujo patriotismo e a coragem do time de jornalistas das suas redações, tem sido uma rica fonte de inspiração, conhecimento e lucidez.  

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Rose Bueno Acessórios
Banner pedrão 2018
Banner Einstein
Bassani
Banner violência se limite
Banner emprego