banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Mais de 50 municípios dos Oeste do Paraná participam de formação em cartografia social e desafios de educação ambiental
  Data/Hora: 22.mai.2023 - 8h 55 - Categoria: Lindeiros  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - João Vanderlei Eberhart - Mais de 50 municípios participaram do Encontro de Formação Cartografia Social e os Desafios Territoriais da Educação Ambiental com gestores municipais de educação ambiental (Gmeas) nos dias 17 e 18 de maio em Cascavel. O trabalho foi desenvolvido por intermédio do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

A temática foi trabalhada pelo professor Luiz Antônio Ferraro Júnior, doutor em desenvolvimento sustentável, com ampla experiência em Educação Ambiental. A programação foi organizada de forma a atender as expectativas do grupo e das instituições proponentes, caso do fortalecimento do grupo como Rede Regional de Educação Ambiental; Conhecimento e apropriação da metodologia para ter condições de replicá-la; percepção da possibilidade de novas agendas municipais a partir das análises realizadas; e aprimoramento da primeira análise dos problemas socioambientais, locais e regionais, produzida no decorrer da formação.

 

Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, destacou que a metodologia da cartografia social permite aos participantes levantarem quais são os principais desafios socioambientais do território de forma conexa, profunda e considerando múltiplas dimensões para, a partir destas análises, planejar soluções de forma colaborativa e com maior assertividade.

 

 

O palestrante Luiz Ferraro Júnior também enfatizou a importância da análise de sistemas e uma teoria de mudança para compreender a complexidade dos problemas enfrentados na área ambiental. Ele ressaltou que a premissa simplista de que as pessoas não enfrentam problemas porque não querem, ou não conhecem, não é suficiente para lidar com a complexidade dessas questões.

 

A formação dos gestores municipais de educação ambiental é fundamental para potencializar as ações socioambientais e de sustentabilidade em seus municípios, segundo o coordenador do convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider.

 

A metodologia prática utilizada na formação pode ser replicada pelos participantes nos municípios, potencializando ainda mais as iniciativas.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner emprego
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Bassani
Banner Einstein
Banner Mirante