banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e Unioeste reafirmam parceria educacional histórica e estratégica
  Data/Hora: 11.jul.2023 - 9h 39 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (07), no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, marcou a continuidade da parceria e a ampliação de projetos e iniciativas em conjunto. 

 

 

Da Assessoria - O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), reafirmaram, na tarde da última sexta-feira (07), a continuidade da parceria educacional e o desenvolvimento de novas iniciativas de cooperação científica e tecnológica.  

 

Durante a cerimônia, as instituições assinaram o contrato de subcessão de espaço, não oneroso, onde são desenvolvidas, dentro do Parque Tecnológico em Foz do Iguaçu, as atividades do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Unioeste por meio dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Matemática e Engenharia Mecânica.  

 

O contrato reforça o compromisso histórico assumido entre a Itaipu Binacional e Unioeste em 1995, antes mesmo da criação do PTI-BR, quando foi firmado um acordo para desenvolver cursos que incentivassem a geração de empresas com base tecnológica, para promover a profissionalização local, contribuir com o desenvolvimento da região, além de qualificar os discentes para futuras demandas da usina. 

 

Segundo o diretor geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, professor Dr. Fernando José Martins, para a universidade, esse momento é de satisfação e celebração. "Temos uma trajetória em que o PTI nasceu dentro da Unioeste. Uma história com benefícios mútuos e também com um acréscimo de ensino e pesquisa da Unioeste muito impactante. Com esse movimento nós recebemos e também doamos conhecimentos, saberes e projetos para o PTI", contou.  

 

"Que essas parcerias se fortaleçam a tal medida que nós não reconhecemos as fronteiras entre o PTI-BR, a Unioeste e a Itaipu", afirmou o diretor geral do campus da Unioeste de Foz. 

 

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, também relembrou o histórico da universidade no processo de formação do Parque Tecnológico e ressaltou a importância da parceria para ambas as instituições. "É uma grande oportunidade tanto para o PTI-BR quanto para a Unioeste. Quem tem a ganhar é a sociedade, a universidade, junto, dentro do Parque Tecnológico Itaipu, propiciando grandes avanços. Essa sinergia vai transformar ainda mais a sociedade como um todo", afirmou.   

 

"É muito bom estar presente nessa Usina que é o orgulho do nosso país e na cidade de Foz do Iguaçu tendo o PTI que desponta no nosso Brasil", complementou o reitor. 

 

Para o diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite, a renovação da parceria com a Unioeste representa um marco de fortalecimento das ações e projetos desenvolvidos em conjunto pelas instituições. "O Parque Tecnológico entende que a universidade é um dos pilares para o alcance da sua missão de integrar e transformar conhecimentos e tecnologias em soluções para o progresso da sociedade. Estamos vivenciando a abertura de um novo caminho, de novas parcerias e projetos onde todos vão se beneficiar", disse.  

 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Aldo Nelson Bona, também destacou a relevância dessa parceria. “Estar aqui neste momento em que um Parque Tecnológico da importância como o PTI-BR celebra um acordo com uma universidade da importância da Unioeste é motivo de muita satisfação. É um momento que consolida toda uma trajetória de parceria e de colaboração", afirmou. “Desejo que essa parceria perdure por muito tempo”, reiterou o secretário. 

 

 

 

 Histórico de parceria  

 

 

 

A cooperação em 1995, entre a Itaipu Binacional e Unioeste, possibilitou a criação do Curso de Ciência da Computação e posteriormente, em 1996, do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI), para divulgar o conhecimento gerado pelo curso.  

  

No ano de 1998, foi criado o Centro de Engenharias e Ciências Exatas - CECE da Unioeste, com a inclusão dos cursos de Engenharia Elétrica e Matemática no mesmo ano e Engenharia Mecânica em 2002, todos estes cursos no campus de Foz do Iguaçu. 

  

Em 23 de maio de 2003 foi assinada a carta de intenções para a implantação do Parque Tecnológico de Itaipu - Brasil, que quando iniciou suas atividades, teve sua primeira sede no Campus da Unioeste.  

  

A inauguração do PTI-BR foi realizada em 15 de agosto de 2003, e os cursos do CECE passaram a ser realizados no Parque Tecnológico, somando-se já quase 20 anos que alunos e professores interagem diretamente com o ecossistema.   

 

Foto 01: Da esquerda para a direita, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Aldo Nelson Bona; diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite; diretora administrativo-financeira do PTI-BR, Clerione Herther; reitor da Unioeste, Alexandre Webber e o diretor geral do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, professor Dr. Fernando José Martins.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Banner emprego
Banner Einstein
Banner Exposição
Banner pedrão 2018