banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Revitalização da Avenida Willy Barth – “As cidades são como as pessoas. Algumas têm alma, são bonitas, hospitaleiras e acolhedoras”.
  Data/Hora: 17.jul.2023 - 8h 57 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Na última sexta-feira (15), – descendo pela Avenida Willy Barth, momentaneamente, minha visão se desviou para o canteiro central. Ao me deparar com a beleza das flores e com projeto de revitalização como um todo, me recordei do jornalista e escritor Marino Boeira, quando disse certa vez que:As cidades são como as pessoas. Algumas têm alma, são bonitas, hospitaleiras e acolhedoras. Outras não têm e por isso são feias”.

 

De fato – assim como se preocupamos com a nossa casa, com a higiene diária e permanente do nosso corpo, devemos sim, se preocupar com a beleza de tudo o que envolve a nossa cidade – que é bom que se diga, a extensão do nosso lar - o centro do Universo – o lugar mais importante do mundo onde escolhemos para viver, criar e educar os nossos filhos, é sem dúvida uma bela iniciativa...

 

Manter a cidade limpa e procurar fazer de cada espaço seja público ou privado, uma paisagem que nos lembra um cartão postal, não só contribui para a autoestima das pessoas que ali vivem, como também ajuda a revigorar a saúde física, o humor, a alegria e o bem estar mental dos que por ali passam.

 

Como não sentir a beleza e a imponência das instalações da Escola Ativa, por exemplo, majestosamente de frente para a Avenida Iguaçu? Enfim, revitalizações assim, com espaço para caminhadas, o lazer e o bem-estar, significa a restituição da cidade para as pessoas, para o caminhante, abrindo caminhos livres do trânsito massivo e estressante (principalmente nos grandes centros), criando lugares de repouso ao corpo e abertura da alma através do olhar para as flores, para o belo e contagiante, ajuda a projetar o Progresso e o Desenvolvimento.

 

Sim! Embelezar as Ruas por onde passamos e encontramos as pessoas é pavimentar a própria história das nossas vidas. Um lugar bonito, onde podemos respirar ar puro, apreciar e nos deliciar com a energia do sol – ajuda a desprender a cidade do comércio em si, “da ideia de perda do tempo, e, ainda mais, do espírito de caça e de sobrevivência, para retribuir à cidade o ócio (os momentos de lazer e reflexão); significa projetar e viver”, como pontua Hillman – na sua obra “Cidade e Alma”.

 

A revitalização de espaços, com a preocupação de trazer as flores, a água e o verde para compor o ambiente – nos faz refletir sobre a perda e a destruição da natureza que hoje sentimos ao redor do mundo, fruto dos afazeres humanos que em determinadas realidades é feita de maneira que nos distancia cada vez mais da real Mãe Natureza.

 

Para a inauguração de espaços assim – seria importantíssimo que os agentes públicos – envolvendo, inclusive os Três Poderes para dar mais seriedade e responsabilidade– através das Secretarias de Educação e Cultura – realizar um Concurso de Redação ou Poesia, com alunos do 8º período ao Ensino Médio – onde o objetivo é trazer o coletivo social para essa REFLEXÃO – “a importância de se reintegrar o estatuto da pessoa no seu habitat original – a Mãe Natureza”.

 

A esse respeito, aliás, Hillman, em sua obra a “Alma e Cidade”, responde-nos com a seguinte afirmação: “A formação será baseada no coração sensitivo e imaginativo: provocá-lo e educá-lo.”

 

Segundo a Comunicação Social do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, que através da Secretaria de Planejamento, está realizando a obra de revitalização da Avenida Willy Barth, a obra tem previsão de conclusão para esse mês de julho.

Os trabalhos na sua reta final, estão concentrados na construção de um espelho d’água no cruzamento com a Rua Santa Terezinha, nas proximidades do Paço Municipal

 

“O espelho d’água em construção será uma piscina rasa que proporcionará um belo efeito refletivo da escultura “Árvore da Vida”, uma obra em chapa metálica, inspirada no artesanato dos indígenas Avá-Guarani de São Miguel do Iguaçu”.

 

Essa escultura retrata o momento em que o Lago de Itaipu estava se formando e a água subiu rapidamente, levando os animais a procurarem abrigo no topo das árvores para preservar suas vidas.

 

Outro trabalho que já está praticamente concluído, inclui o plantio de flores e paisagismo. Em seguida, serão instaladas rampas de acesso para cadeirantes, uma pista de caminhada e uma ciclofaixa.

 

Em matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação, “os moradores dessa região estão ansiosos pela conclusão da revitalização. “Que a avenida seja usufruída como ponto de atividades esportivas, culturais, recreativas, lazer e cívicas para toda a população e local de encontro e confraternização. Parabéns ao Governo Municipal pelo investimento visando qualidade de vida e bem estar de todos os são-miguelenses”, declarou o morador Osvaldo Nardelli.

 

Até o momento, foram instalados 7 pergolados e 7 paraciclos, que são dispositivos de estacionamento seguro para bicicletas. O projeto também contempla a micropavimentação da avenida, proporcionando a recuperação das vias, deixando com novo pavimento.

 

“A obra, com um investimento aproximado de R$1,5 milhão, está sendo executada com recursos próprios do município”, informou a secretária de Planejamento, Gabriela Cristina Frigo.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante