banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
POESIA: Da série os milagres da criação – “... a verdade por trás do partir o pão e beber o vinho”
  Data/Hora: 18.jul.2023 - 5h 56 - Colunista: João Maria  
 
 
clique para ampliar

Foto ilustrativa – Divulgação / Internet

 

 

Jesus! Enquanto Eu

Escutava a conversa deles

Sobre Moisés e seus atos –

Um pensamento me ocorreu.

Se estão preocupados tanto assim

 

 

Com sangue – então, para

Recordarem de mim é

Isto que lhes darei. Inclinei-me

Sobre a mesa e

Tratei de dar a cada um

O que estavam procurando...

 

Importantíssimo isso, Mestre! Estais nos falando do repartir o pão e o vinho da última Ceia – que é bom que se diga – perdura até hoje no imaginário das pessoas como dogma. Podes nos dizer o que realmente disse aos seus discípulos naquele último encontro com os homens?

 

- “Sim! Enquanto escutava a conversa sobre Moisés e os seus atos milagrosos, me ocorreu que se eles estavam tão preocupados com sangue – então eu daria sangue a eles, para que se lembrassem de mim.”

 

- “Inclinei-me sobre a mesa, peguei o pão e parti em vários pedaços, dizendo bruscamente: “Eu sou como seu Cordeiro Pascal. Distribuam este pão entre vocês e peguem cada um a sua parte; comam e façam isto em minha honra, por ter trazido a vocês a única Verdade que o mundo já ouviu. Deixem que este pão seja o símbolo de meu corpo que está a ponto de ser maltratado na cruz.”

 

- “Pararam de conversar e olharam para mim. “Vamos, comam”, eu disse. Como em sonho, silenciosamente, tomaram um pedaço de pão, passaram-no aos outros e todos comeram a sua parte.”

 

- “Então pegue uma grande taça de vinho e disse para beberem e passarem aos outros. “Este vinho é o símbolo do meu sangue. Eu vim para dar a vocês a Verdade sobre a vida. Porém, eu fui rejeitado. Meu sangue correrá por vocês.”

 

- “Novamente, em silêncio, beberam da taça e o passaram entre si. Suas faces estavam tensas, mas não disseram nada. Era óbvio que todos estavam comovidos pelas minhas palavras, que não agradavam a eles.”

 

Como explicar, Mestre – que essa história, se transformou na versão de que: “morreste pregado na cruz para pagar pelos nossos pegados? Narrativa esta que perdura até hoje para justificar praticamente todos os crimes que são cometidos – eles dizem: “foi Deus que quis assim”.  E sobre Judas – não sentiste remorso por ordenar que ele saísse da sala e fosse cumprir o acordo que ele tinha assumido com o Sumo Sacerdote?

 

- “Eu sabia que Judas tinha recebido dinheiro para apontar-me aos soldados do Sumo Sacerdote, quando o momento chegasse. Também sabia que a noite da Páscoa seria aquele momento. Então disse a Judas: “Vá logo e faça o que tens que fazer.”

 

- “Judas me olhou longamente e vi a dor e a indecisão em seus olhos. Ele estava repensando o assunto, porém o meu tempo havia chegado e eu queria termina-lo de uma vez. “Vá”, disse com dureza. Judas levantou-se e saiu da sala.”

 

- “Os discípulos ficaram surpresos pela maneira como eu falava e perguntaram o que Judas iria fazer. “Vai dizer ao Sumo Sacerdote onde me encontrar. Vão crucificar-me – exatamente como eu falei para vocês.”

 

- “Essa é a verdade por trás do partir o pão e beber o vinho em minha honra, de minha vida e meus ensinamentos. E como você sabe, tudo o que meu “Pai” me revelou em minha última noite na Terra, se cumpriu.”

 

- “Como eu falava do “Pai”, do “Filho” e do “Espírito Santo”, a Igreja decidiu no Conselho de Niceia que eu me referi a “Três Pessoas em Uma.”

 

- “Consequentemente, as pessoas rezam ao “Pai” para pedir benefícios, imploram ao “Espírito Santo” para que os instrua espiritualmente e rezam ao “Filho” para salvá-los de seus pecados.”

 

Obrigado, Mestre...!

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner emprego