Banner eleitoral

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Profissionais de Itaipu participam do maior evento de segurança de barragens do País
  Data/Hora: 28.ago.2023 - 16h 18 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Abertura contou com a presença do diretor técnico executivo da usina, Renato Sacramento.

 

Da Assessoria - fotos: Rafa Kondlatsch/Itaipu Binacional). O diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, Renato Sacramento, foi um dos participantes da mesa de abertura do Damsweek 2023, na noite desse domingo (27), no Grand Carimã Resort & Convention Center. O evento, realizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), reúne cerca de 550 profissionais e empresas do setor de energia de diversos países, interessados no intercâmbio de informações e difusão de novas tecnologias relacionadas à engenharia de barragens. 

 

A Itaipu Binacional é a principal patrocinadora do Damsweek 2023, que acontece de 27 a 31 de agosto e é composto pelo XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens; IV Encontro Técnico de Incidentes e Acidentes em Barragens (ETIAB); V Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento (SIBE), em parceria com os Comitês da China e Espanha; o Workshop CBDB/ABRAGE – Gestão de Cheias, Mudanças Climáticas e Segurança de Barragens e o Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF). 

 

Segundo Sacramento, a participação da Itaipu nesse tipo de evento técnico faz parte da tradição da empresa. “Nosso quadro técnico é muito qualificado e está se aperfeiçoando constantemente, e queremos compartilhar esse conhecimento com os técnicos das outras empresas, além de aprender com eles”, afirmou. “A Itaipu, por meio de seus Parques Tecnológicos no Brasil (PTI-BR) e no Paraguai (PTI-PY), investe cada vez mais em tecnologias de segurança de sua barragem, e queremos que esse conhecimento seja aplicado em todo o setor.”

 

A palestra de abertura foi proferida pelo engenheiro e consultor Adhemar Palocci, que abordou o tema “Transição Energética e as Usinas Hidráulicas”. Palocci falou sobre a importância da criação do Plano Nacional de Reservatórios, reforçando que as hidrelétricas são a garantia de segurança do sistema elétrico. “Os reservatórios de hidrelétricas são a maior, mais limpa e mais barata bateria do mundo”, afirmou. 

 

Também participaram da mesa de abertura o presidente do CBDB, José Bernardino Botelho; o presidente honorário do CBDB, Flávio Miguez de Mello e o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), Luiz André Muniz. Prestigiaram a cerimônia de abertura o diretor superintendente do PTI-BR, Irineu Colombo; o diretor técnico do PTI-BR, Alexandre Leite; o gerente de Planejamento e Controle do PTY-PY, Claudio Piatti; entre outras autoridades. 

 

Exposição

Paralelamente ao evento, acontece uma exposição técnica de produtos e serviços relacionados ao projeto, construção e operação de barragens. A exposição conta com a participação de investidores públicos, privados e empresários, bem como projetistas, construtores, fabricantes de equipamentos de barragens e instalações associadas, centros de pesquisa, universidades, consultores e fornecedores de serviços.

 

A Itaipu compartilha com os Parques Tecnológicos do Brasil e do Paraguai seu estande na exposição, onde são apresentadas as principais iniciativas desenvolvidas pelos especialistas. Na abertura, a presença do cão-robô autônomo levado pelo PTI-BR encantou os participantes.

 

Participação

A Itaipu participa do evento com 25 empregados brasileiros e 21 empregados paraguaios. Vários trabalhos serão apresentados. O superintendente de Manutenção, engenheiro Marco Aurélio Siqueira Mauro, apresentará o trabalho "Confiabilidade de Estruturas de Extravasão e Importância para Segurança de Barragens", representando o Grupo de Trabalho de Manutenção da ABRAGE. 

 

O engenheiro Daniel Kasay vai mostrar ao público o trabalho “Importância da Operação de Reservatórios na Segurança de Empreendimentos”. A engenheira Josiele Patias é autora do trabalho "Atualização de Parâmetros de Resistência Considerando Efeito de Sucção no Solo – Estudo de Caso de Itaipu", que conta com outros autores externos. 

 

O engenheiro Étore Funchal de Faria atuou, na tarde de domingo (27), como coordenador do Fórum de Jovens Engenheiros ICOLD (YEF) e fará a palestra “Segurança de Barragens na Usina Hidrelétrica de Itaipu”. Já o engenheiro Ricardo E. Miranda Rojas fará a palestra “Sistema de Gestión de Conocimiento en Seguridad de Presas en Itaipu Binacional”. 

 

Confira a programação completa em http://cbdb.org.br/evento/dams-week-2023?lang=pt-BR.

 

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Rose Bueno Acessórios
Banner emprego
Banner Mirante
Bassani
Banner violência se limite