banner itaipulândia junho

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Sensações e sentimentos - Fé e Confiança
  Data/Hora: 2.out.2023 - 13h 55 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.
 

Apesar da utilização corriqueira quase como sinônimos, sensações e sentimentos apresentam uma distinção capital para o desenvolvimento humano e o amor. O primeiro conceito refere-se a percepção  dos sentidos físicos, enquanto que o segundo, as afeições e emoções mais profundas e sublimes. Por meio das sensações, há os prazeres que vão e passam sem satisfazer seu interior, sua ânsia de ser. Neste caso, o “ter” substitui de modo imperfeito e como conquistas que buscam o preenchimento passageiro, torna-se a sede que jamais é saciada.

 

Já os sentimentos se alinham ao coração, ao amor profundo, as representações que permitem edificar uma vida com conteúdo e significado. Através dos sentimentos elevados, há o amor que consegue suprir as primorosas necessidades e o preenchimento da vida em sua essência. 

 

Como sementes de diferentes rupturas, a primeira é como a verdura que, em poucos dias, brota e já morre. A segunda, tal como a semente do carvalho exige cuidados especiais, desde a preparação do solo até o cuidado para sua germinação.

 

Investir em relacionamentos com base em sentimentos é a maneira adequada de construir legítimo porto seguro nas variações da vida. Há momentos calmos e turbulentos e ter alguém para compartilhar a existência é um modo de maturidade e aprendizagem. A família como a segurança de que as horas empregadas na terra foram de construção dos sentimentos e obras edificantes. O que permite a satisfação com a própria consciência, coração e missão de vida.

 

Fé e Confiança
 

Acreditar em si, ter fé em Deus e em seus próprios recursos e capacidades, fazer dos obstáculos legítima prova de aprendizagens e de crescimento, são estes parâmetros que permitem o progresso pessoal. Mais do que a paralisia pelo medo da dúvida ou derrota, a força interna que permite ir em frente e de aprender a subir degrau a degrau. 

 

Com o acúmulo de experiências e conhecimentos, as barreiras se tornam conhecidas e a confiança, sólida companheira de viagem. É o despertar da força interna e a certeza crescente da autorrealização. Certamente é um caminho árduo, pois todo progresso merece respeito e consideração.  

 

Jesus Cristo é o modelo à humanidade, de fé e confiança, não apenas em sua missão e recursos, como também de fazer o que é certo para dignificar a Deus e a sua existência. Mais do que as riquezas materiais ou o poder e a glória passageira, os tesouros imateriais, o exemplo perfeito, o legado à humanidade. 

 

Viver com vistas a caridade, o altruísmo e também a paz com a consciência, são estes motivos que permitem percorrer o caminho dos propósitos de modo digno. 

 

A caridade nutre o solo dos valores pessoais de forma a intensificar o perfume vindouro dos resultados através do sorriso alheio. Ajudar e servir são exercícios dignos do discípulo da fé, pois pensar e agir para os necessitados são formas de ação benevolentes que espalham o amor de modo irrestrito. A luz interior brilha por meio da iluminação não apenas da mente, mas também das mãos e coração em direção ao bem de de todos.

 

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Rose Bueno Acessórios
Banner violência se limite
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner emprego
Banner Exposição