banner maio itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Trabalho, Solidariedade, Gratidão - A transformação da sociedade
  Data/Hora: 6.nov.2023 - 22h 28 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

Se o mundo é uma grande escola e a vida é a oportunidade da aprendizagem e do acúmulo do conhecimento e de experiências que nos levem a níveis superiores de ser, então pode-se destacar três aspectos fundamentais: trabalho, solidariedade e gratidão.

 

Por meio do trabalho, tanto a pessoa quanto o meio externo são modificados. Pelo exercício da função, não apenas se aquilata a inteligência como também a vontade de exercer o aprimoramento geral. O trabalho rende frutos que devem beneficiar o maior número possível de pessoas para que o modo altruísta predomine ao invés do egoísmo. Quem labuta sabe da importância do esforço e da necessidade de atender as exigências, bem como a postura pessoal e profissional. O trabalho dignifica a pessoa. 

 

Por meio da solidariedade, há a movimentação de recursos emocionais e sentimentais que permitem o trabalho em grupo, o surgimento da sinergia da equipe, a coesão frente às dificuldades. Por meio de práticas de cooperação, há a pavimentação da preocupação com o próximo, da tolerância e generosidade. Em grupos que predominam a cooperação, a união fará a força em todas as ocasiões. 

 

Por último, a gratidão é fruto de uma mente e coração em equilíbrio. A gratidão é o óleo que acaba com o atrito da raiva, do rancor e que motiva a continuidade do trabalho disciplinado. Quem agradece à Deus, aos familiares, aos amigos faz do seu dia a dia legítimo apostolado da serenidade. Felizes daqueles que colocam em prática as tais lições para o aprimoramento de si no mundo.

 

A transformação da sociedade

 

A existência humana é uma passagem de experiências na Terra. Pode ser boa ou má, dependendo das escolhas a serem feitas e, em especial pela vontade e esforços despendidos para sua melhoria. A autodescoberta e o aprimoramento de si faz da viagem interior prerrogativa essencial para que se possa crescer e frutificar de modo exuberante. Os frutos do trabalho honesto, consciencioso de levar a solidariedade, a assistência e a tolerância ao próximo dignifica o ser. Por meio dos frutos se percebe a qualidade da árvore, como já bem observava o mestre Nazareno.

 

Jesus Cristo é o jardineiro fiel que soube semear os ideais mais nobres e cuidar do entorno da planta. A vigia, a reflexão e a oração como maneiras de transformar potenciais em entregas de resultados que frutificam e transformam vidas para melhor. Modificam-se as paisagens, internas e externas, com destaque para as luzes do coração. A bondade espontânea e natural de Cristo nos inspira para sermos melhores, apesar das dificuldades.

 

Se buscamos uma sociedade melhor, como expressou Sócrates em sua República, apenas é possível a partir do momento que o indivíduo se aprimore. Com o aumento de bons indivíduos, há a melhora da coletividade. A transformação coletiva passa pelo sacrifício pessoal de ser cada dia melhor. De não se coadunar com suas más inclinações e, por isso, ser reformador de seu reino interior. Pensamentos, sentimentos, atitudes que precisam ser abrilhantados para que o reino de Deus, que está em nós, exteriorize-se com estabilidade e constância.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Banner Mirante
Banner Exposição
Banner Einstein
Bassani
Rose Bueno Acessórios