banner dengue SMI

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Encontro de gigantes: Sansão de 12 metros chega ao Mirante do Vertedouro da Itaipu
  Data/Hora: 17.nov.2023 - 20h 4 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Ação “Coelhadas Gigantes” e exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros” fazem parte das comemorações dos 60 anos da Mônica e podem ser visitadas a partir desta sexta-feira (17), das 8h30 às 17h

 

Da Assessoria - fotos: Sara Cheira / Itaipu Binacional - O arremesso da Mônica foi tão forte, que um Sansão de 12 metros de comprimento chegou ao Mirante do Vertedouro da Itaipu, nesta sexta-feira (17). A Ação “Coelhadas Gigantes”, que fica no local até 30 de novembro, trouxe o famoso coelho azul a Foz do Iguaçu (PR) para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, criada por Mauricio de Sousa. O passeio na Itaipu está aberto todos os dias, entre 8h30 e 17h, e é gratuito para moradores da cidade e região.

 

Além do Sansão Gigante, o Mirante do Vertedouro recebe a exposição “Sansão – Estilistas Brasileiros”, com 31 criações únicas de profissionais que produziram versões pessoais e releituras do icônico coelho azul. A exposição fica no local até 14 de dezembro. As duas ações são parcerias entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Mauricio de Sousa Produções (MSP), com apoio de Urbia Cataratas, Hotel Bourbon, Editora Panini e Gol Linhas Aéreas.

 

“Fico feliz em ver a magnitude dessa obra que defende os valores pregados pela Mônica há 60 anos, como a defesa do meio ambiente, a energia renovável. Estamos nessa juntos”, afirmou o representante da MSP, Marcelo Sousa, coordenador de projetos e filho de Mauricio de Sousa. “Como a Mônica é embaixadora do turismo no Brasil, levamos o Sansão para várias cidades, e Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora, pela beleza das Cataratas e pela importância de Itaipu.”

 

De acordo com a assessora de Comunicação Social da Itaipu, Ana Paula Hedler, o Sansão gigante traz cor e leveza para o concreto cinza da Itaipu. “A exposição chega ao mirante em um momento em que estamos com o vertedouro aberto. É uma atração a mais aos turistas que visitam nossa empresa”, comentou.

 

O diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites, lembra que a presença do coelho azul na Itaipu celebra três marcos históricos: os 60 anos da Mônica, os 50 anos do Tratado de Itaipu e os 20 anos do PTI. E acrescenta: “ações como essas atraem um novo público para a usina, que vai se encantar com a exposição do Sansão e mais ainda com a grandiosidade de Itaipu.”

 

“Coelhadas Gigantes”

Desde março deste ano, o coelho da personagem Mônica vem marcando presença em vários pontos turísticos do País. Antes de chegar a Foz do Iguaçu, ele esteve em São Paulo (SP), Campina Grande (PB) e Porto Alegre (RS). Em cada cidade, o famoso coelho azul recebe um adorno característico, desde uma cuia de chimarrão dos gaúchos até uma sanfona dos paraibanos. Na Itaipu, claro, ele ganhou um capacete de barrageiro.

 

“Sansão – Estilistas Brasileiros”

Um coelho de couro e outro de crochê. Um todo grafitado em cores psicodélicas e outro em preto e branco. Essas são algumas das releituras do Sansão, sob o olhar de artistas de várias partes do País. Entre os estilistas convidados estão Priscilla e Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Priscilla, Ronaldo Fraga e Walério Araújo.

 

Turistas se encantam

“Como a ‘eu criança’ falaria: tem fogos de artifício dentro de mim.” Foi o que disse a turista Gesiane Cristine, de Londrina (PR), que visitou Itaipu pela primeira vez, na manhã dessa sexta-feira (17), e se deparou com um conjunto de surpresas: o vertedouro aberto, um Sansão gigante em cima do letreiro do mirante do vertedouro e a inauguração da exposição sobre o personagem.

 

“A minha mãe alfabetizava a gente em casa, e eu tinha muita vontade de ler os gibis da Turma da Mônica, porque eu já via os desenhos. Depois, fui para escola e as minhas primeiras leituras foram os gibis. Cresci lendo e passei para minha filha, é amor de família. Ver o Sansão hoje foi uma grata surpresa”, disse Gesiane.

 

Widson Lacerda dos Santos, de Hortolândia (SP), também veio à cidade pela primeira vez e adorou poder estar presente na inauguração das exposições e ver o vertedouro aberto. “Eu lembrei do meu tempo de criança, apesar de que até hoje eu assisto bastante desenho da Mônica, agora, com os com meus filhos. Mas, a usina em si, eu não imaginava a imensidão e o tamanho da grandeza dessa engenharia moderna. Tudo isso somado a ver o vertedouro, que poucas pessoas conseguem ver, me fez sentir privilegiado”, contou.

 

“A Mônica foi meu primeiro gibi, e foi quando eu comecei realmente o gosto pela leitura”, colaborou Lucas Lucietto, empregado da Divisão de Relações Públicas da Itaipu. “Temos uma preocupação com a questão ambiental e social na Itaipu, algo que sempre foi presente nos gibis. Além de ser especial toda essa comemoração dos 60 anos da Turma da Mônica em si, eu lembro do que eu aprendi enquanto criança, conhecimento que reflete até hoje”, explica.

 

O empregado Luiz Antônio Pratti, da Divisão de Educação Ambiental, também compareceu à inauguração. “Estou me sentindo na minha infância. Eu acredito que nós precisamos cada vez mais do sonho, do aspecto de se encontrar com a nossa criança interior no cotidiano, e fazer isso num ambiente em que eu eu trabalho, na Itaipu Binacional, é um presente para essa sexta-feira, com certeza”, comentou.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner Mirante
Bassani
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Banner emprego