banner dengue dezembro

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
Desfile reúne trajes elaborados com criatividade e reciclagem de materiais
  Data/Hora: 7.dez.2023 - 8h 18 - Categoria: Educação  
 
 
clique para ampliar

Evento é parte do projeto de extensão Estúdio Latino-Americano de Moda, que tem por objetivo a produção de peças social e ambientalmente justas


 

Da Assessoria - Fotos de: Jonathan Chung - Na sala onde funciona o Estúdio Latino-Americano de Moda (ELAM), máquinas de costura e tecidos misturam-se a pulseiras de relógios, lantejoulas de papelão e plástico, lacres de latas de alumínios e outros materiais que compõem os trajes que serão apresentados no desfile programado para esta sexta-feira (08), a partir das 17h, na Biblioteca da UNILA, no PTI.

O ELAM é um projeto de extensão que segue o conceito do Fashion Revolution, um movimento criado em 2013 e que busca uma mudança radical na forma de fazer e usar a moda a partir da produção social e ambientalmente justa. A docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, Karine Queiroz, é a coordenadora do projeto que reúne cerca de 60 estudantes. Eles desempenham as funções de criadores de moda e auxiliares de produção e estão encarregados do desenho e confecção dos 28 trajes que serão exibidos no desfile e dos detalhes da infraestrutura necessária.




Antes de chegar às tesouras e costuras, os participantes aprenderam conceitos e estratégias de reutilização (upcycling) de materiais para o desenvolvimento de roupas, acessórios, adereços, figurinos. Tudo “na defesa da moda como indústria criativa e terreno propício para a integração dos objetivos do desenvolvimento sustentável”, explica Karine.

“O projeto é, prioritariamente, educacional. Como tem foco no sustentável e no upcycling, o objetivo é indicar que nem sempre o que parece lixo é lixo”, comenta a docente. Embalagens plásticas e de papelão colorido podem virar paetê, por exemplo, como poderá ser visto em uma das peças que estão sendo produzidas. Também há o aproveitamento de material de descaminho, doado pela Receita Federal e de roupas que seriam descartadas. “Moda é um fazer, a gente descobre também a concretude da vida: por vezes, ideias muito interessantes são difíceis de fazer. Mas acho que nunca mais a gente joga um jeans fora sem pensar duas vezes”, comenta.

A coleção, que é de criação coletiva, tem como tema as mudanças climáticas. “A viga é feita de momentos”, tema do desfile ELAM Bafônico, faz referência ao vocabulário dos barrageiros que construíram a Usina de Itaipu. “O discurso da passarela não é ficção. É a vida real”, reforça Karine. Essa vida real também será percebida nos modelos que irão apresentar a coleção: estudantes, docentes e técnicos. “Vamos unir moda sustentável com a diversidade de corpos”, conta a coordenadora, salientando que haverá pessoas com diferentes alturas, pesos, gênero. “Faz tudo parte do movimento Fashion Revolucion, que é um manifesto por uma moda mais sustentável, mais justa, e que seja prudente em relação ao meio ambiente e inclusiva”.


O desfile está dividido em três atos. No primeiro, chamado Natureza, as peças fazem referência à flora e à fauna locais, como o guaimbê, a helicônia e a onça-pintada. O segundo ato está inspirado e leva o nome do filme Mad Max. O filme mostra um colapso climático que acontece em 2022, com a trama se desenvolvendo em 2023. “Tudo muito destroyed (destruído). Balenciaga destroyed unileiro: tem latinha, paetês de plástico”, explica Karine, referindo-se à casa de moda criada pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga. Depois da destruição, o desfile vai mostrar os criadores de um “Futuro ancestral”, cuidado por Pachamama, todo em azul.

Criação e produção

 

Karine Queiroz conseguiu reunir um criativo e disposto time de estudantes no ELAM. Uma das mais animadas com o projeto é Liz Mayna Nogueira, aluna de Arquitetura e Urbanismo que dedicou algumas semanas para ajudar na produção das peças. “Nunca tinha visto esse tipo de desfile. Não tenho a criatividade necessária para montar um look, mas é bem legal colocar mãos à obra, aprender técnicas”, diz a jovem que, até então, jamais havia tocado em linhas e agulhas. Do conceito do Fashion Revolution, Liz havia ouvido pouca coisa. “Mas estou amando. Pra gente é tudo muito fácil pegar e jogar no lixo, e essa parte de reaproveitar e criar coisas novas foi muito diferente. Querendo ou não ajuda muito o meio ambiente e a gente, porque o modo de olhar as coisas é o mais importante.”



Letícia de Andrade Américo e Guillermo de Assis, ambos também estudantes de Arquitetura e Urbanismo, são dois dos criadores da coleção e desenvolveram trajes para a primeira fase do desfile, que tem como tema a natureza. “Eu adoro plantas e decidi criar meu look com bastante verde”, conta Letícia que nessa atividade pode unir arte e moda, que dividem suas preferências. Guillermo já teve experiência com o setor de moda e viu no ELAM uma possibilidade de exercer a criatividade, em um trabalho com o qual tem proximidade. “Achei que seria uma oportunidade. Meu curso mexe bastante com criatividade. [O projeto é uma forma de] esvaziar a criatividade, dar vida para ela de outras formas, com tecido e costura.”

A venezuelana Yannelys Karolina Mendoza começa seus estudos em Biotecnologia na UNILA somente no ano que vem, mas, morando com o irmão, que faz Arquitetura e Urbanismo, ficou sabendo do projeto e, incentivada, está participando do ELAM. Ela é uma das criadoras e vai apresentar seu trabalho no segundo ato do desfile. Uma das peças que compõem o traje é uma calça oversize feita com sobras de couro trançadas e presas com lacres de latas de alumínio. “Minha ideia foi me colocar nesse momento [um futuro distópico e destruído] em que as pessoas não têm eletricidade, não têm nada. É tudo tecido à mão, não tem nenhuma costura, está tudo entrelaçado. Roupas feitas com materiais encontrados nesse mundo onde não temos muita coisa”, explica.

Para ela, descobrir as possibilidades de tratar a moda como uma indústria que respeita o meio ambiente abriu novos horizontes. “É interessante aprender a criar coisas a partir de materiais, de tecidos que seriam jogados no lixo, especialmente as roupas, que consumimos muito e logo vira lixo”, diz. A peça de couro e lacre levou várias semanas para ficar pronta. “É muito trabalhoso fazer a peça e isso traz o valor com o cuidado e [é importante] levar isso para a nossa vida futura. Transformar. Poder fazer moda do lixo.”

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Bassani
Banner pedrão 2018
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios
Banner Mirante
Banner Einstein
Banner violência se limite