banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
O que pedes e fazes? Fazer a nossa parte
  Data/Hora: 15.dez.2023 - 7h 29 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

Para as pessoas mais atentas, as dificuldades e obstáculos no mundo constitui  legítimo apostolado de aprendizagem e crescimento, em especial, das práticas do amor e do trabalho. Ao se perceber a transitoriedade da vida, busca-se não os tesouros passageiros. Mas, a conquista das riquezas que realmente importam e trarão benefícios duradouros. Assim, elas conseguem ficar livres das ilusões do mundo e da matéria, com foco no aprimoramento pessoal, na caridade, no conhecimento edificante, na identificação com Deus e em Jesus.

 

Cristo é o modelo ideal e guia da humanidade. Seguir seus passos representa adentrar em uma trilha de felicidade que contempla tanto este, quanto outros planos superiores. Feliz é aquele que não tem peso na consciência, não têm mágoas e se alegra com a ação altruística para todos.

 

A Boa Nova de Cristo é uma autêntica cartilha de como se viver bem para si e para os seus semelhantes. Quem entende as palavras do mestre Nazareno, consegue viver com juízo e utilidade no mundo. Não raro, muitos indivíduos realizavam pedidos ao mestre e todos eram atendidos com uma pergunta inicial e outra afirmação no final. Tu queres? Costumava iniciar assim o diálogo com uma espécie de desbloqueio interno pelo próprio indivíduo. É preciso querer antes de conseguir, caso contrário há a autossabotagem. Por fim, vais e não peques mais. Eram as palavras derradeiras, como uma espécie de advertência da situação. Saber pedir é fundamental, continuar na retidão também. Ação e reação, liberdade e responsabilidade para a vida toda.

 

Fazer a nossa parte

 

As bênçãos de Jesus curou doentes, aliviou dores, instruiu os menos esclarecidos. Em sua passagem pela terra, o mestre Nazareno nos deixou profundas lições a ponto de dividir a história em duas. Antes e depois dele. Sua vida marca a passagem de alguém que soube enfrentar o mundo-escola. Não como mero aprendiz, mas alguém com instruções e conhecimentos superiores. É a distinção de níveis entre mestre e discípulos e Cristo nos deixou lições a serem terminadas em nós mesmos. De seguir adiante com o desenvolvimento de nosso brilho interior. A luz do conhecimento e do amor para iluminar o nosso próprio caminho e também, deixar lições de inspiração aos demais.

 

Jesus sempre respeitou o templo pessoal de cada um e espera que façamos a nossa parte. Assim, como Deus fornece o sol, a chuva, os nutrientes para a germinação das plantas, cada semente precisa fazer a sua parte. É por meio do reconhecimento inicial, desta vontade inabalável de realizar o bem e de se alinhar com o Cristo que o rebento vem e se desenvolve. Fazer a nossa lição, desenvolver-se e frutificar para o bem comum, eis a nossa provação na terra. Não apenas ser alguém com valor e intenção, mas multiplicar os talentos pessoais através do trabalho. A cada obra realizada no bem, a consciência pessoal agradece e o mundo se torna mais belo e desenvolvido. Trabalhar com dignidade é seguir os passos de Cristo. De ganhar a vida não apenas com o suor do rosto, mas a dignidade que tranquiliza e acalma a alma. Feliz daqueles que trabalham por um mundo melhor com vistas ao bem de todos.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Rose Bueno Acessórios
Banner Einstein
Bassani
Banner emprego
Banner Mirante