banner iptu itaipulândia

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

 
 
 
Envie por email
 
As lições da Boa Nova - Falatórios
  Data/Hora: 22.dez.2023 - 12h 27 - Colunista: Cultura  
 
 
clique para ampliar

Por Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

A existência na vida humana não passa sem os crivos dos problemas e empecilhos, as quais podem se transformar em dores e desespero, dependendo das respostas dadas às provações. A falta de conhecimento, a imaturidade, a incapacidade de mudar as respostas errôneas, a maldade agravam ainda mais os problemas. É essencial que o indivíduo desperte para aquilo que importa e que comece a almejar e a trabalhar para sua plena recuperação. Mesmo que leve tempo para isso. Todavia, não é de qualquer modo ou jeito. É vital que a direção seja a certa, assim como as condutas e atitudes utilizadas. O “como” é tão importante quanto os resultados. 

 

Neste mundo-escola, Jesus é o mestre celestial que deixa como lição sua própria experiência como inspiração e exemplo. Não seriam os evangelhos legítimas lições de como romper com os padrões viciosos e adentrar em um círculo virtuoso de bondade, conhecimento e amor? A Boa Nova é que há alternativas e que todos podem acessá-las. Desejar sua recuperação é parte inicial da mudança desejada. A outra é manter-se firme e constante neste novo padrão de vibração e comportamento. A felicidade não é uma linha de chegada, mas de progredir na caminhada da perfeição. Quem percebe que está se purificando e progredindo, também acena para deixar de lado as dores e a existir com sentido. O céu e o inferno estão na consciência de cada um de nós. E alinhar-se com o Cristo, cósmico e interno, nos capacita e energiza para novas e grandiosas experiências, em especial, o progresso infinito do amor e da sabedoria.


Falatórios

A atividade cotidiana passa pela comunicação interpessoal para que as trocas e adaptações se realizem. Dependendo da habilidade dos comunicantes e da complexidade da mensagem e contexto, pode haver variação na qualidade da comunicação. Todavia, por mais simples que pareça ser a atividade, sempre é preciso estar atento para que os ruídos e as distorções não aconteçam.

 

A caridade na fala e na escuta auxilia na construção de um ambiente salutar de trabalho e de cooperação. Falar sem a intenção de agredir e ouvir sem a intenção de retrucar são atividades essenciais para que surja a parceria. Por sua vez, os falatórios desvairados e sem piedade tornam-se como ferrugens que minam as bases da amizade e de um clima justo ao trabalho sincero. Falar demais e escutar de menos são maneiras de ruir a boa vontade no caminho de Jesus.

 

Para os missionários da luz, é vital que a caridade venha também dos pensamentos para a boca e ouvidos. A caridade de semear o verbo edificante e de ouvir com o coração são parte da trilha da perfeição. Agir de modo inescrupuloso apenas semeia furações. Com a calma, o bom senso e a responsabilidade, as palavras podem construir a esperança e a ajuda mútua. Quem ilumina e enobrece a comunicação consegue ser um instrumento que edifica a paz e o amor. Os falatórios nada agregam. Por outro lado, a palavra amiga e cristã, o ouvido atento, a atitude de estar presente por completo, favorece o acolhimento do outro na compreensão para o progresso do ser. Não apenas o verbo está na construção do mundo, mas em seu embelezamento e vida.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Mirante
Bassani
Banner Einstein
Banner pedrão 2018
Banner violência se limite
Banner emprego
Rose Bueno Acessórios